Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

O calçado híbrido de Koji Horigome

Koji Horigome é um designer japonês de calçados que estudou designer e arte em Londres, onde vive e trabalha. 
Depois de trabalhar  como designer de  diferentes marcas de calçados no Reino Unido e conhecer minuciosamente a confecção de um sapato, Koji  resolveu partir para a criação de calçados não convencionais e lançou   sua própria marca no mercado. 
Seus calçados são híbridos, pois se voce observar ele tem algo artístico que eu chamaria de metamorfose estética diferenciada e divertida.
Seus sapatos são desenhados para pessoas as quais ele considera especiais e bem humoradas com a vida. Koji faz uma combinação de técnicas tradicionais na fabricação de calçados com materiais contemporâneos funcionais. Ele usa além do coro um material denominado  plutônio de látex, o qual consegue moldar formas distintas e singulares.
Observando seu design, voce percebe  que ele tem um apuro artístico sobre a forma e acho que isso que faz  com que seu trabalho seja  interessante e  cultuado pelas  pessoas. 
Sua  primeira coleção de calçados se chama ''Innocenses'' e foi criada pensando nas pessoas  que acreditam na importância  do calçado como uma proteção e como uma maneira artística de se expressar. A coleção contém uma forma de calçado desenvolvida especialmente  de maneira assimétrica e  que é uma antítese da  revolução industrial do século 20, pois há um processo muito individual e artesanal  na confecção. A cor de sua coleção é o branco e direciona  uma leitura muito particular sobre a forma. Sua pesquisa e  detalhamentos  são estudados com base no século 19, onde o pé tem um significado especial e era também visto como  um forma  decorativa. Suas influências de design são: o  calçado ortopédico , protéses, equipamentos médicos antigos, roupas militares, a maneira rudimentar da construção do sapato, as influências culturais dos anos 60 , o rock'nroll, o final dos anos 70, o movimento punk, a arquitetura futurista, a animação japonesa, o cinema  e a moda urbana  de Londres.
O que ele faz vai muito além  da moda.  E o bacana é ver que ele introduz arte e conceito de maneira muito original. E como minha mãe diz :  '' é pelos pés que se conhece a pessoa'', acredito que dá pra imaginar alguém muito especial usando as suas criações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário