Páginas

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A ARTISTA VISUAL KUKE CASTIÑEIRAS APRESENTA MULHERES DE FERRO

Kuke Castiñeiras é uma brilhante  artista  argentina que reside entre Florianópolis e Buenos Aires há mais de dez anos  e   expressa seu trabalho através da pintura  e da performance. 
Kuke é destas artistas que se arriscam e sua obra é bastante autoral, fruto de sua realidade observadora. Seu desenho rebusca algo gráfico onde  contextualiza a figuração de forte apelo  expressionista e por art.
Seu trabalho é muitas vezes inspirado em suas vivências e seu diálogo é extremamente panfletário de uma verdade e ironia que lhe são bastante peculiares como artista.
Ao observar seu  lindo trabalho você percebe na  artista um jogo pictórico despojado  onde ela parece brincar com pinceladas fortes, expressivas e de teor questionador.
Atualmente ela é uma das poucas artistas plásticas  na  cidade a qual eu chamaria de ''artista visual'', pois sua linguagem vai além de sua obra, interagindo através de seus personagens e de sua dinâmica performática.
A artista apresenta no dia 02 de outubro sua obra em pinturas, intitulada: MULHERES DE FERRO, inspirada na luta de mulheres que possuem câncer e que passam pelo dilema de controlarem a doença e se manterem no contexto de sua feminilidade e auto estima.
A exposição faz parte do projeto ''Quimioterapia e Beleza'' idealizado pela ex-modelo e escritora Flávia Flores que foi diagnosticada com câncer de mama em 2012, se submetendo a quimioterapia.
Flávia criou uma página no facebook com mais de 68 mil seguidores onde contextualiza todo seu processo de vida de maneira otimista, desmistificando também a doença e escreveu um livro com fotografias pessoais, estimulando as pessoas a aprenderem a conviver com o câncer, sem perder a auto estima.
A exposição  fica aberta até  dia 31 de outubro e acontece no Espaço Cultural  Ponto Darte , situado na rua Alfonso Delambert Neto, 103  na Lagoa da Conceição em Florianópolis e na abertura haverá também uma palestra com escritora Flávia Flores  no local.
 
 


 

 
 

terça-feira, 23 de setembro de 2014

O FANTÁSTICO UNIVERSO DE YELENA YEMCHUCK

Yelena Yemchuk é uma artista visual que trabalha com fotografia, vídeo e pintura e seu trabalho é extremamente envolvente.
Sua obra usa da figura humana como foco e sua linguagem  transita por fragmentos de um romantismo e surrealismo.
Seu trabalho é muitas vezes  rebuscado de simbolismo e que nos lembra um film noir , confrontando uma inquietação. Ao entrar no site dela você se  depara com muita informação de uma grande artista, com desenhos e fotografias muito legais.
Yelena Yemchuk nasceu em Kiev e emigrou para os Estados Unidos com seus pais quando ela tinha 11 anos de idade.
Ela estudou na Parsons School of Design em Nova York e Art Center, em Pasadena.
Suas fotografias aparecem em publicações como  New Yorker, Another Magazine, ANEW, Dazed & Confused e  Vogue, em diversos países.
Seu trabalho  de maneira geral já foi exibido  em países da Europa e América e seu  primeiro livro, Gidropark foi publicado em 2011.
Abaixo estão algumas imagens de sua obra  e um dos vídeos feitos por ela com a exótica cantora Jihae.
Veja também  seus desenhos e demais projetos  em http://www.yelenayemchuk.com/
 






















quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A OBRA INQUIETANTE DE GIUSEPPE VELARDO

Giuseppe Velardo é um artista italiano que tem uma obra bastante interessante. Seu trabalho tem uma inquietação e nos faz  lembrar o movimento expressionista na arte (http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo), onde a intensidade da realidade se apresenta de maneira deformada, infringindo códigos de interpretação bastante subjetivos.  
A obra de Giuseppe Velardo tem uma consistência bastante existencial e suas imagens parecem transgredir fortemente nossos códigos de visualição formal.
Seu trabalho é vigoroso,  moderno e o artista faz um mix de pintura, desenho e fotografia de maneira muito eloquente e emocionante.






 



terça-feira, 2 de setembro de 2014

A ESCULTURA POP ART DO ARTISTA JAPONÊS MAKAON

Makaon é um jovem artista japonês pop que se tornou conhecido no mundo todo por trabalhar com algo que parece banal , mas tem aquele toque ecológico de sustentabilidade. Ele desenvolve esculturas feitas  de latas de alumínio de  sucos, refrigerante e cerveja  e cria personagens do mundo das histórias em quadrinhose e de conhecidos  vídeo games.
Seu trabalho é fantástico pois com muita habilidade e talento,  ele dá forma e volume detalhado em suas peças e  conceitualiza algo de uma estética vintage e  com muito estilo.