Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

TRANSITANDO NO ESPAÇO COM MAURICIO MUNIZ

No blog  sempre tento explicitar meu sentimeno e meu olhar  crítico sobre o trabalho de diversos artistas que conheço ou admiro. 
Há muito tempo aprecio a   obra do artista multimidia Maurício Muniz (1956-Lages) que reside em Florianópolis.
Ele tem formação autodidata e começou sua carreira cedo, pois somente com 12 anos de idade  já participava com suas ilustrações no III Salão Lageano de Arte.
Mauricio é de uma família de artistas. Ele é irmão da brilhante estilista e  ilustradora de moda Lena Muniz, além de ter outros irmãos artistas.
Ele é destes talentos  que nos surpreende por sua territorialidade na arte  que vai da pintura, escultura, artes gráficas, ilustração, cenografia, vídeo e cinema.
Sua trajetória artística é sedimentada por participações em diversas exposições individuais ou  coletivas em  salões de arte contemporânea no estado e fora dele, além de participar de diversos projetos artísticos.
Seu universo é rico e ele  tem  diversas esculturas  inseridas em obras públicas, além de se dedicar na produção de vídeos com direção, fotografia  e edição.
Maurício Muniz  recebeu premiação pelo vídeo de ficção  intitulado ''Comigo'',  como o  melhor vídeo no Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba em 2004.
É de sua autoria também  a  escultura  apresentada no cenário da turnê americana e européia da violinista e percussionista brasileira Badi Assad.
Ele fez em 2008  a intervenção urbana intitulada ''Pequeno Ensaio de Objetos Voadores, na Fundação Hassis e a montagem do curta 35mm intitulado  ''Se eu morresse amanhã'', de Ricardo Weschenfelder.
Maurício Muniz surpreende-nos em seu trabalho pela sua versatilidade artística e pelo seu poder de síntese. E é justamente isto que admiro em sua obra.
Sua pintura de tom abstrato parece invadir nosso olhar para o  espaço,  com a perspectiva de um grande questionamento.
Na sua linguagem  há um conceito quase metafísico, onde sua sua pincelada visceral e o minimalismo de sua cor, parecem sobrepor camadas insinuando a sensação de movimento.
O  abstracionismo muitas vezes é cercado de um rigor técnico e Múniz apresenta um domínio e uma liberdade vigorosa com sua  pintura. 
Quem o conhece percebe que  ele é capaz de dominar qualquer suporte para executar um trabalho, sempre com um olhar  sofisticado de pesquisador e descobridor de coisas.
Ele se manifesta com leveza, preciso, inquieto e visceral ao mesmo tempo, invadindo  o espaço através de sua obra como se executasse  um diálogo filosófico.
Maurício é genial no que produz e  parece organizar um pensamento extremamente criativo e artístico em sua arte de magnitude existencial.









Nenhum comentário:

Postar um comentário