Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2015

O OLHAR DE DIEGO GASCO SOBRE TODAS AS MULHERES DO MUNDO


A pintura como segmento na arte sempre conceitualizou uma expressão distinta em diversos movimentos, reiventado muitas vezes um olhar particular sobre o mundo contemporâneo. Para muitos estudiosos da história da arte, a pintura como forma de expressão tem que estar referencialmente ligada ao desenho da representação, mas o  percurso da criação artística tem suas subjetividades interpretativas.
Assim, ao observar a pintura pop arte da série ''Mulheres do Mundo'' do  artista argentino Diego Gasco e que atualmente reside em Florianópolis, suscitamos o pensamento  para sua interpretação pessoal sobre a figura feminina. 
Diego abre uma exposição dia 06 de março na Galeria do Cris Hotel na Praia da Joaquina em  Florianópolis, a partir das 19hs, sob a curadoria de Hugo Rubilar.
Ele é artista plástico formado em arte visuais ,  estudou em Buenos Aires e  fez ao longo de sua carreira artística 
perfomances transformistas, transitando pelo teatro com bastante notoriedade no mundo underground. 
Seu trabalho sempre teve uma veia irônica e ele parece assimilar um pouco destes códigos também em sua pintura. De maneira intuitiva  suas telas em grandes formatos para a exposição do dia 06, traduzem mulheres imaginárias  e permeiam a observação  do mundo que lhe cerca. Elas se colocam quase divas e representam a imagem forte do feminino. 
Há uma peculiaridade em sua obra com o mainstream através de sua leitura pop art e ao mesmo tempo é impossivel não perceber também sua associação com o  mundo underground ou hipster em seu trabalho.  Sua pintura  funciona como um elo entre seu mundo particular e sua interpretação quase que ilustrativa da  imagem universal feminina. 
Sua figuração coloca suas mulheres do mundo sobre a questão simbólica do sexo forte, da sedução e que o inspiraram extremamente no colorido de suas telas.
Diego Gasco  suscita  uma pintura de  ilustração pop  que  poderia estar panfletada numa revista de moda,  mas também  nos leva sutilmente em pensarmos na Belle Époque,  onde o estilo art nouveau valorizava as cores  vivas e as curvas sinuosas, tão representativas em suas mulheres  do munto,  quanto  nos antigos cartazes  do Moulin Rouge no séc. XIX.








Um comentário:

  1. Todo un artista! Maravillosas sus obras!
    Èxitos ahora en BRASIL!

    ResponderExcluir