Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2016

HELMUT NEWTON E SEU MUNDO SADO-MASOQUISTA NA FOTOGRAFIA

Helmut Newton (Berlim-1920/Los Angeles-2004) é um dos fotógrafos mais inovadores no mundo da fotografia de moda.  Ele ficou famoso por retratar  o corpo nu feminino com extremo bom gosto. 
Filho de um fabricante de botões judeu-alemão e de uma americana, desde muito jovem interessou-se por fotografia, tendo trabalhado para a fotógrafa alemã Yva (Else Neulander Simon).
Helmut Newton  saiu da Alemanha em 1938 para escapar à perseguição nazista aos judeus e trabalhou por algum tempo em Cingapura, como fotógrafo da revista  Straits Times, antes de se estabelecer em Melbourne na Austrália.
Na Austrália, ficou internado em um campo de concentração, assim como muitos outros estrangeiros. Posteriormente serviu ao exército australiano como motorista de caminhão, durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1946 instalou um estúdio fotográfico no qual trabalhou principalmente com moda, nos afluentes anos pós-guerra. Pouco tempo depois tornou-se cidadão australiano.
Depois de alguns anos foi viver entre Londres e Paris, trabalhando  para a revista Vogue francesa, mostrando seu olhar sobre a imagem feminina e chamando a atenção pelo seu belo trabalho.
Helmut Newton criou  um estilo muito particular de fotografia, marcado pelo erotismo, frequentemente com alusões sado-masoquistas e fetichistas. Sua notoriedade aumentou nos anos 80 com a série "Big Nudes", com uma bela edição de um livro.
Passou os últimos anos de sua vida em Monte Carlo e Los Angeles, vindo a falecer em um acidente de carro na Califórnia.
Ele fotografou com muita arte diversas celebridades e ícones da cultura pop e deixou sua marca no mundo da fotografia . Helmut Newton é  reverenciado  por criar imagens sedutoras e instigantes. Muitos de seus registros marcam uma época transitória no mundo da moda e hoje parecem ter um conceito vintage , mas com um olhar sempre atual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário