Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PIERRE BORTADO E SUAS ILUSTRAÇÕES VINTAGE QUE LEMBRAM O MOVIMENTO DADÁ

A  ILUSTRAÇÃO  NO  MUNDO  DO  MOVIMENTO  DADÁ

Há muitos ilustradores que inserem através do  mundo gráfico das revistas antigas, os fragmentos de um universo rico  em suas ilustrações.  Sempre me deparo  com a técnica usada por inúmeros designers gráficos atuais,  que usam efeitos de colagens e sobreposições de imagens construindo e organizando desenhos e recortes. Há um processo de fragmentação da imagem e de uma dita  ''caledoscopia '', imersa nesta arte.
Através destas ilustrações  constatamos ainda como Movimento Dadaísta está inserido na arte atual , em   diversos lugares do mundo.
O Movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi um movimento artístico da chamada vanguarda artística moderna iniciado em Zurique, em 1915 durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado Cabaret Voltaire
O Dadaísmo era  formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão, liderados por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.
Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de madeira, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê).  Muitos de seus seguidores deram início posteriormente ao surrealismo e seus parâmetros influenciam a arte até hoje.
O movimento partiu da trangressão de valores  e apresentava objetos do cotidiano dentro do contexto artístico com irreverência e combatia as formas de arte tradicionais. O Dadaísmo usava de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas.

PIERRE BORTADO E SUAS ILUSTRAÇÕES  CONTEMPORÂNEAS VINTAGE

Dentro de um olhar particular dadaísta ,  achei as ilustrações de Pierre Bortado, um artista norte americano  que trabalha com a colagem, fragmentando irreverentemente imagens sobrepostas que ele organiza com extrema liberdade.
Pierre Bortado nasceu em Virginia Beach -VA, estudou em Virginia Commonwealth University em Richmond-VA, se especializou em designer gráfico  e vive atualmente no Brooklyn, NY.
Sua técnica é  voltada ao mundo de antigos livros, revistas e filmes que fazem parte de sua inspiração artística.
Além  de fazer trabalho de colagem, ele  trabalha com o uso de  caneta e tintas fazendo ilustrações para empresas de vestuário, tais como  a marca Mishka NYC.
O bacana de seu trabalho é esta reinvenção da imagem sobre a ótica da construção  artística, através de recortes, linhas , texturas e formas que se agrupam  usando como base a figuração.
Seu trabalho me faz lembrar muito a técnica da gravura (serigrafia, litografia e água forte).










Nenhum comentário:

Postar um comentário