Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ETERNO CIRCULAR - A EXPOSIÇÃO DE RODRIGO DE HARO



Dia 23 de novembro (sexta-feira) ás 18hs, ocorre a exposição do artista plástico, ilustrador, muralista, escritor e  poeta Rodrigo de Haro, no Artspazio Escritório de Arte, que fica localizado na Av. Osmar Cunha, 183 – Ed. Ceisa Center – Bloco B – Sala 913 em Florianópolis.
A exposição reúne 15 desenhos em pequenos formatos executados em papel  e retratam alguns aspectos de ruas da antiga ''Nossa Senhora do  Desterro'', nome dado a antiga  cidade  que viria a se chamar mais tarde de Florianópolis.
Os desenhos de Rodrigo de Haro representam memórias  nostálgicas do artista que as transformou  ludicamente em imagens poéticas com  seu primoroso traço, bastante característico.
A exposição fica aberta para  visitação de 2a. á 6a.f  das 14hs ás 19hs e nos sábados das 9hs ás 13hs.
O Artspazio Escritório de Arte tem a  atuação dos sócios e  marchands Antonio Macedo Fasanaro  e Fabrício Tomazi Peixoto, que se propõem em divulgar e  representar  alguns artistas.
Eles vem realizando nos últimos três anos a reunião de obras de artistas de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília mostrando alguns aspectos da arte produzida no país.
Atualmente eles apresentam um acervo de artistas catarinenses como Martinho de Haro, Meyer Filho, Vecchietti, Vera Sabino, Sílvio Pléticos, Semy Braga, Rodrigo de Haro, Suely Beduschi, Rodrigo Cunha e outros.


Entendendo a história , para se conectar com a obra do artista Rodrigo de Haro

'' Depois de vários processos de ocupação portuguesa e espanhola, durante o século XIX, a pequena  Nossa Senhora do Desterro começou a mudar. A agricultura e a extração de madeira transformaram a paisagem da Ilha. Pedreiras começaram a brotar onde antes havia mata virgem. A madeira foi sendo usada na construção e no reparo de embarcações, na construção de engenhos, de moradias e de móveis. E torrada como lenha doméstica ou industrial, em lares, curtumes e olarias. O espaço para ocupação urbana estava aberto. E a economia, na virada para o século XX, já era tocada pelo comércio portuário, pela pesca, pela agricultura e pelos afazeres burocráticos da recém nascida República Federativa do Brasil. A cidade perdeu até o nome. Em 1894, em polêmica homenagem ao Marechal e Presidente da República Floriano Peixoto, desterraram Nossa Senhora do Desterro para surgir Florianópolis''

Veja mais sobre o artista  Rodrigo de Haro em material postado pelo Blog Art Planet:

Abaixo estão postadas algumas  pinturas e desenhos do artista:




Um comentário:

  1. Prezado Anderson,
    Obrigado pelo post neste blog sobre a exposição ¨Rodrigo de Haro - Eterno Circular¨. Tuas informações precisas sobre a mostra certamente despertará interesse nos leitores em visitá-la para prestigiar o talento sempre atual de Rodrigo de Haro.
    Foste além das informações enviadas e criaste um texto com citações históricas que esclarecem a referência à antiga Desterro, tão frequentemente citada, escrita e pintada por Rodrigo.
    Abraços,
    Fabrício Tomazi Peixoto
    marchand Artespazio Escritório de Arte

    ResponderExcluir