Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

JAMES BOND , SEU ESTILO E SUA HISTÓRIA




No dia 5 de outubro de 1962, foi lançado o primeiro filme da franquia James Bond e para marcar a data, no mês de setembro deste ano,  o Barbican Centre,em Londres, montou  uma exposição que celebrou os  50 anos de uma das franquias cinematográficas mais bem sucedidas de todos os tempos.
A exposição“Designing 007 – Fifty Years of Bond Style” apresentou ao público a construção e desenvolvimento do “estilo Bond” desde “007 Contra o Satânico Dr. No”, lançado em 1962 e o primeiro da série de filmes baseados nos livros de Ian Fleming.
As atrações desta exposição foram variadas: de automóveis e armas utilizados nos longas, a rascunhos de cenários e storyboards de produção e também mostra a parte do figurino, já que ela tem co-curadoria da figurinista Lindy Hemming e da historiadora de moda Bronwyn Cosgrave.
Entre as peças eternizadas no cinema pelo agente 007 e suas Bond Girls estão itens assinados por Hubert de Givenchy, Miuccia Prada, Frida Giannini, Oscar de la Renta, Giorgio Armani, Philip Treacy,  Roberto Cavalli, Emanuel Ungaro e Donatella Versace.
O estilista  Tom Ford,  vestiu Daniel Craig nos filmes mais recentes de Bond.
O impacto de Bond da moda é enorme”, afirmou a historiadora Bronwyn Cosgrave ao site da “Vogue” britânica. “Os designers estão sempre prontos para criar figurinos para os filmes de Bond por causa do seu apelo global. O que Bond e suas companheiras usam é infinitamente copiado”, ela diz, acrescentando que o terno Anthony Sinclair usado por Sean Connery em “007 Contra o Satânico Dr. No” é o “equivalente masculino de um terninho Chanel”. “Cinquenta anos após o lançamento do filme ele continua sendo um best-seller de Anthony Sinclair”, ela argumenta.

Veja abaixo alguns momentos  marcantes do estilo James Bond:


O carro da Nissan o NSC-2015  vai sozinho até passageiros após chamado no celular. O veículo foi lançado durante a  a feira de eletrônicos CEATEC, que aconteceu  em Tóquio em outubro deste ano. 




“007 – Quantum of Solace” (2008): o filme apresentou Tom Ford como o criador do guarda-roupa do Bond de Daniel Craig. Para a cena do deserto do Atacama, a figurinista Louise Frogley chegou a considerar que Camille Montes (Olga Kurylenko) usasse calças, mas no final optou pelo vestido da Prada por causa de sua elegância.



“007 – O Amanhã Nunca Morre” (1997): a personagem Paris Carver (Teri Hatcher) aparece  no filme usando um colar de 25 quilates de diamantes brancos criado pelo célebre joalheiro britânico David Morris. Suas peças apareceram em quatro filmes de James Bond, começando em “007 – Os Diamantes são Eternos.




“007 Na Mira dos Assassinos” (1985): “eu fiz os desenhos, ele criou as peças”, afirma a figurinista Emma Porteous sobre seu trabalho com o designer Azzedine Alaia – recomendado para o filme por sua musa Grace Jones, que interpreta May Day.




“007 – Permissão Para Matar” (1989): a “barra removível” do vestido da personagem Pam Bouvier (Carey Lowell) foi idéia do diretor John Glenn, e precisou ser produzida com um velcro especial para ficar invisível na peça.



“007 – Permissão Para Matar” (1989): outro momento memorável deste filme é o de Lupe Lamora (Talisa Soto) no vestido vermelho assinado por Oscar de la Renta.



“007- Contra o Foguete da Morte” (1979): o macacão de cetim preto da foto, usado por Holly Goodhead (Lois Chiles) na cena do Pão de Açúcar, é um dos quatro looks criados por Hubert de Givenchy para o filme.



 


“007 – O Espião Que Me Amava” (1977): a peça usada por Jaws (Richard Kiel) “tinha que se conectar e parecer perigosa, mas não podia ser afiada”, afirma Katharina Kubrick-Phelps, designer do item  (e filha de Stanley Kubrick).



“007 – Viva e Deixe Morrer” (1973): as roupas da agente Anya Amasova (Barbara Bach) são quase todas assinadas pela baronesa Stael Von Holstein, criadora da grife Franka e que tinha entre suas clientes Ava Gardner e a princesa Anne, da família real britânica.



Único “item” desta lista que não é de usar nem vestir, o gato persa branco do vilão Ernst Stavro Blofeld teve papel recorrente nos filmes de James Bond.



“007 – Viva e Deixe Morrer” (1973): também deste filme, vale falar do figurino da personagem Solitaire (Jane Seymour).



''007- Contra o Satânico Dr. No'' (1962): mostra o ar glamouroso e estiloso de Sean Connery em uma das cenas do filme.



“007 -  Contra o Satânico Dr. No” (1962): uma das cenas mais célebres não só dos filmes de James Bond como também da história do cinema, o momento praia de Honey Ryder (Ursula Andress) foi revivido por Jinx Johnson (Halle Berry) em “007 – Um Novo Dia para Morrer” (2007)

Além da comemoração dos 50 anos da franquia cinematográfica de James Bond, 2012 é marcado pelo 23° longa da série, “007 – Operação Skyfall”,  lançado no dia   2 de novembro. Com direção de Sam Mendes, a produção traz, além de Daniel  Craig, os atores Javier Bardem e Ralph Fiennes.
O Tema musical do filme:
Escrita por Paul Epworth e a ganhadora do Grammy Adele, a melodia  atual do filme   enfatiza o clima dramático , com a poderosa e devidamente escolhida voz de Adele.



Outro marco importante este ano foi a participação de James Bond na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres. Em um vídeo dirigido por Danny Boyle, o 007 de Daniel Craig é convocado para o Palácio de Buckingham e pautado pela própria rainha Elizabeth II, em sua estréia como atriz, para sua missão: acompanhá-la até o parque olímpico.
De helicóptero, os dois (ou melhor, seus dublês) se dirigem ao local e saltam sobre o estádio bem a tempo do início do evento, com direito a para-quedas com estampa da bandeira do Reino Unido. Infelizmente, não há vídeos de boa qualidade no YouTube, e o upload feito no site oficial do 007 não permite visualização no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário