Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A FOTOGRAFIA DE LILIAN BASSMAN - A DESCOBERTA E O RECONHECIMENTO DE SEU TALENTO

 Lilian Bassman é uma fotógrafa (New York-1951) que marcou época com sua exuberante fotografia no século XX, apesar de ter seu reconhecimento bem mais tarde. Seus pais eram intelectuais judeus que emigraram da Rússia para os Estados Unidos em 1905 e se estabeleceram no Brooklyn, New York. Ela estudou na Textile  High School em Manhattan com Alexey Brodovitc, que foi o grande diretor de arte da revista Harper's Bazzar e se formou em 1933.
Enquanto estava lá,  conheceu o fotógrafo Paul Himmel e  se casaram em 1935.
A partir de 1940 até 1960, Lilian Bassman trabalhou como fotógrafa de moda para a revista  Junior Bazzar e mais tarde para Harper's Bazzar, que promoveu as carreiras de fotógrafos como Richard Avedon, Robert Frank, Faurer Louis e Arnold Newman.  Sob a orientação do russo emigrado Alexey Brodovitch , ela começou a fotografar principalmente em preto e branco. Seu trabalho foi publicado na sua maior parte na revista Harper's Bazzar entre 1950-1965.
Na década 70 ela se interessou em produzir uma  fotografia mais conceitual  e iniciou  projetos individuais  e abandonou a fotografia de moda, pois recebeu diversas críticas alegando que sua fotografia estava ultrapassada.  Indignada ela jogou fora 40 anos de negativos e impressões, parte do  trabalho de sua vida. 
Vinte  anos mais tarde,  descobriram num saco plástico centenas de imagens  da fotografia de moda  produzida por  Lilian Bassman e  a partir de 1990,  suas imagens começaram a ser valorizadas e devidamente apreciadas, inclusive por galeristas e colecionadores. 
Atualmente com 90 anos, ela agora está trabalhando com tecnologia digital e fotografia colorida  e abstrata, para criar uma nova série de trabalhos. Lilian  agora usa Photoshop para sua manipulação de imagens.  
Abaixo estão postadas  algumas de suas belas fotografias.
As qualidades mais notáveis ​​sobre o seu trabalho fotográfico são os altos contrastes entre claro e escuro, granulação das fotos e a colocação geométrica da forma e dos espaços.
Ela é uma brilhante artista da imagem e é maravilhoso ver um trabalho tão primoroso com o passar dos anos.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário