Páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O uso de papel na cenografia e design de Matthieu Deluc

O fotógrafo  francês e criador  Matthieu Deluc juntamente com o Estúdio de Design e Comunicação Le Creative Sweatshop desenvolveram um ensaio para um editoral de moda, com  um conceito futurista e meio nonsense. Esta coisa de fazer algo futurista, sempre acho meio ''dejavu''. E  olhando o trabalho das imagens, nada me parece ser muito original. O uso de tecnologia digital, talvez  poderia proporcionar o mesmo efeito. Desculpem-me os mais puristas da fotografia e os que não assimilaram a era digitalizada. Sempre acho que atualmente alguns programas de  computador podem resolver efeitos visuais arrojados e facilitarem alguns caminhos conceituais. Porém para mim o exercício da criação, tem que ter fundamentos para se tornar arte e não banalizar o trabalho. Mas o interessante deste trabalho, é que há o uso do papel no figurino e na cenografia. Eles  foram desenvolvidos como  se fossem  verdadeiras esculturas arquitetônicas. O papel é de uma espessura e celulose que facilitam fazer dobraduras, como se fosse origami. E o mais legal ainda, é  que o papel é de origem brasileira, produzido por uma empresa chamada Arjowiggins, que fica no interior de São Paulo. O ensaio foi para a revista de moda e cultura chamada WAD. Veja mais em  http://www.matthieudeluc.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário