Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A APRESENTAÇÃO DA ROBÔ JAPONESA AIST (HRP-4C) COM COREOGRAFIA





O mundo da alta tecnologia japonesa cria coisas incríveis e também muita parafernália eletrônica de mau gosto. A idéia de fazer robô é legal, mas caracterizá-lo como forma humana pode parecer ridículo ainda, apesar do desenvolvimento cibernético estar em crescimento constante, inclusive com tecnologias voltadas ao latéx e o desenvolvimento de diversos materiais que  poderiam até simular a textura  da pele humana.
Encontrei  na web nesta semana algo sobre teconologia  japonesa e resolvi postar no blog, afinal  cultura urbana  sempre tem coisas para classificar, ordenar, falar e pensar. Bem, claro que também  dei boas risadas ao ver este material que está  aqui publicado.
Seja pela curiosidade ou pela maneira como este universo está em crescimento, cada vez mais estudiosos e pesquisadores aprimoram recursos cibernéticos que poderão servir  de alguma maneira a humanidade. Mas a maneira como foi apresentado um modelo de  robô no Japão,  me pareceu conceitualmente kitsch, tosco e surreal.
Os visitantes da Expo Conteúdo Digital, realizadada em Tokyo na semana  passada,  foram surpreendidos e assistiram  uma  dança coreografada com um robô feminino chamado  AIST (HRP-4C). Junto com a peça cibernética  se apresentaram  quatro bailarinas (seres humanos), como se fossem ''gogo'dancers''.  Na apresentação elas estão  vestidas com o  mesmo figurino, sendo que a atração é o  robô que canta e gesticula uma  engraçada coreografia . As imagens lembram  um programa de auditório com uma estética  que lembra os anos 60 (veja vídeo). 
O espetáculo chamado de "Dança do Robô LIVE! - HRP-4C Cybernetic Humanos", é um projeto realizado por um ano de pesquisa, para conectar ações em um sistema e coreografar o robô. Os movimentos foram sincronizados por um software e a coreografia foi executada pelo renomado dançarino e coreógrafo chamado SAM,  membro do Grupo de Música Popular -TRF, que já trabalhou com  vários artistas conhecidos no Japão. O sistema de manipulação do Robô acionou o lábio que sincroniza uma música programada- Vocaloid-"Yo no Deatta Koro ni '', cantada por Kaori Mochida, uma cantora pop japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário