Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

ROLAND FLEXNER E SUA ARTE MÁGICA DE SUMI-NAGASHI

Roland Flexner (1944- Nice-França) é um artista conhecido por seus trabalhos delicados e precisos no papel, a partir de desenhos de grafite de caveiras, rostos contorcidos e ondulações de água.
Sua obra  mais recente envolvendo desenhos de tinta, sabão e a bolha  que estoura no papel, é algo fascinante e mágico. 
As obras deste artista são evocativas, algo que chamaríamos de abstrações ondulantes baseadas na arte japonesa de Sumi-Nagashi.
Durante uma residência prolongada no Japão, Flexner foi apresentado a esta antiga tradição de decoração, envolvendo uma forma altamente refinada e trabalhada de tinta, ou sumi e água.
Sumi é uma tinta oleosa e negra que escorre fácilmente sobre a superfície (uma espécie de nanquim)  ou sobre a água em uma bandeja. 
Ela pode ser manipulada de diversas maneiras e com o movimento, cria desenhos  de maneira aleatória. O papel é mergulhado na superfície da água para transferir a imagem, nos poucos segundos antes que ela seque. 
Roland Flexner   no uso  desta técnica, altera a imagem de várias maneiras, com uma escova ou por inclinação, soprando ou  fazendo um mata-borrão de tinta.
As obras resultantes  deste processo são lindas e  possuem um senso de espaço pictórico de profundidade.  Observando-as podem evidenciar numerosas associações visuais como uma paisagem rochosa, aspectos de  fungos, gelo, vidro  e até aspectos de erosão ou ferrugem.
O trabalho de Flexner  até  poderia ser confundido com fotografia pela composição preto e  branco e levemente granular,  pela textura da tinta que chega a evidenciar  uma textura quase prateada, acentuando o foco central do desenho criado.
É surpreendente o controle aleatório  e lúdico que ele cria  em suas imagens.
Abaixo estão alguns posts de seu trabalho intitulado ''MARCEL MARCEAU''











Nenhum comentário:

Postar um comentário