Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

VERA ROCHA E SUAS IMAGENS POÉTICAS DO COTIDIANO

Vera Rocha é uma fotógrafa que vive em Florianópolis e  tem um trabalho de registros fotográficos do cotidiano que são fascinantes.
Com formação acadêmica, esta fotógrafa tem algo genuíno em seu trabalho, através das belas imagens que realiza.
Andei observando algumas fotografias produzidas por ela  e percebo uma grande poesia em sua obra.
A imagem que Vera Rocha produz é singular, bela e muitas vezes apresenta  uma certa dose de romantismo. E isto é de certa maneira, algo genial em seu trabalho.
A fotógrafa expressa  seus registros de uma maneira muito real e poética, seja pela paisagem cercada pelo mar ou por registros pitorescos que ela encontra pelo caminho.
Seu trabalho me dá a impressão de um resgate primoroso, simples  e afetuoso com o foco fotografado. Há uma dose de amor em suas imagens que emocionam pela síntese e expontaneidade  de sua fotografia.
Sua linguagem expressa um pouco  da sensibilidade que está em  todos nós,  quando olhamos o horizonte, admiramos a paisagem que nos cerca  e o movimento natural da vida pulsando.
Vera Rocha consegue construir  uma dimensão  documental e  harmoniosa, com seu olhar artístico.
Ela  tem o dom de despertar-nos uma sensação intimista  e muitas vezes nostálgica com suas imagens cotidianas, rebuscadas de luz e cor.
Mas o que é mais interessante em sua fotografia é  a sua qualidade humana, de um olhar generoso para com o mundo que está ao seu redor.
Olhando seu trabalho ela enfatiza a frase de Henri Cartier Bresson  que diz: ''Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração.''













Um comentário: