Holi é um festival religioso de primavera celebrado pelos hindus com grande entusiasmo.
Ele é celebrado principalmente na Índia, Bangladesh, Paquistão, Nepal e em países com indianos ou populações que seguem o hinduísmo como Suriname, Malásia, Guianas, África do Sul, Trinidad, Reino Unido, Estados Unidos e Ilhas Maurícias.
Este festival é também conhecido como Festival das Cores ou Doḷajāta.
O Holi mais célebre está na região de Braj, em locais ligados ao Senhor Krishna, Mathura, Vrindavan, Nandagaon e Barsana , que se tornou um destino turístico durante a temporada de Holi. Grande parte do sul da Índia, no entanto, não comemora o Holi com o mesmo fervor.
O dia principal do Holi, também conhecido como Dhuli em sânscrito, ou Dhulheti, Dhulandi ou Dhulendi, é comemorado por pessoas jogando pó perfumado e perfumes nelas mesmas.
Fogueiras são acesas na véspera do festival, também conhecido como Holika Dahan (queima de Holika ) ou Holi Chhoti e após orações Holika Dahan são ditas e o louvor é oferecido.
Com o passar dos anos o Festival é marcado por um turismo criativo, de pessoas que entram nas festividades e divulgam cada vez mais este culto.
Inclusive há uma coleção de vídeos que caracterizam o Holi -Festival das Cores em locais em todo o mundo e com a qualidade dos equipamentos de filmagem e fotografia, as imagens captadas são sempre surpreendentes.
Abaixo está um pequeno vídeo desta última edição do Holi e foi filmado e dirigido por Jonathan Bregel e Mohtaseb Khalid em Nova York / India neste março passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário