Páginas

domingo, 8 de agosto de 2010

BLOBJECT- O MUNDO DO DESIGN DE FORMAS CURVILÍNEAS



 Há termos que geralmente são usados no mundo do design e  para meus ouvidos são sempre novidade. Estes dias alguém me falou que um cinzeiro tinha a cara de ''BLOB''. Indo atrás da informação, explico  que o termo  ''Blob''  é para designar objetos e produtos de formas curvilíneas, fluídas e inspiradas na natureza. Estes produtos  tem como matéria prima normalmente o plástico, o metal ou a borracha. E eles  já estão presentes entre nós há muito tempo. O termo blob surgiu da cultura americana, mas foi Steven Skov Holt, educador e crítico de design que no final da década de 80 adotou o termo ''blobject'' que á a união do termo'' blob'' (bolha) com ''object''(objewto).Curvas integradas e sem interrupções são parte da cultura contemporânea presentes em tipografias, arquitetura, moda, artes plásticas e design industrial. Mas essa referência natural esteve presente também na Art Nouveau, no Surrealismo e na Psicodelia dos anos 60.
Os produtos que marcaram  o ressurgimento dos blobjects foram  o  IMac (Apple), o New Beetle (Volkswagen) e o relógio Triax (Nike), ambos criados em 98.
Os designers Marc Newson, Philippe Stark, Ross Lovegrove e Karin Rashid, são considerados os responsáveis por essa volta dos blobjects.
“Por englobar referências orgânicas, estéticas, emocionais, culturais, artísticas e tecnológicas, esse tipo de objeto também pode ser encarado como uma metáfora do mundo atual, cada vez mais mutante e fluído, cujas fronteiras, inclusive culturais, vêm desaparecendo.” (Revista abcDesign nº 27)

                                 

As imagens acima são alguns exeplos de Blobject. Eles estão cada vez mais inseridos em nossa cultura do design. O material plástico, metal e a borracaha (latex) assumem formas arredondadas ou curvílíneas expressando uma identidade em diversos objetos de nosso cotidiano. Em uma das imagens acima está o designer Karim Raschid, que é um dos responsáveis pela evolução do design do ''blobject''  atualmente.  
                                                  www.karimraschid.com  


Nenhum comentário:

Postar um comentário