Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

DAMIEN HIRST E SUA OBRA SOBRE O IMPACTO DA MORTE


Damien Hirst Steven (1965) é um brilhante artista inglês que conseguiu tranpor sua arte de maneira fenomenal diante da mídia e para o mundo dos negócios. Ele estudou Belas Artes no Goldsmiths e  University of London e é o mais importante membro do grupo conhecido como Jovens Artistas Britânicos (ou YBAs), que dominou a cena artística na Grã-Bretanha na década de 1990.
Ele é reconhecido internacionalmente e é declaradamente na Grã-Bretanha o mais rico dos artistas que vive neste país, com sua riqueza avaliada em 215 milhões de libras , conforme informação em 2010 através da lista dos mais ricos do Jornal Sunday Times.
Durante a década de 1990 sua carreira estava intimamente ligada com o curador de arte Charles Saatchi , porém  atritos e divergências foram crescendo entre ambos e chegou ao auge em 2003, criando uma causa judicial por motivos financeiros.
O trabalho de Damien Hirst usa a morte como metáfora e ele ficou famoso por uma série de obras de arte em que os animais mortos (incluindo um tubarão, um carneiro e uma vaca) são preservados, sendo dissecados em formol .
''A Impossibilidade Física da Morte na Mente de alguém que vive'' , um tubarão tigre imerso em formol em uma vitrine áquario, tornou-se o trabalho icônico da arte britânica na década de 1990 e símbolo para o mundo.
Ele também fez pinturas chamadas de spin, criando formas sobre uma superfície circular, e pinturas chamadas de spot, que são linhas de círculos coloridos aleatóriamente criado por seus assistentes.
Em setembro de 2008, ele tomou uma medida sem precedentes para um artista vivo, com a venda de uma exposição completa chamada Beautiful Inside My Head Forever, em um leilão na famosa Galeria Sotheby ultrapassado todas as previsões, levantando 198 milhões dólares, quebrando o recorde para um leilão de um artista.
Ele também arrecadou 10,3 milhões de doláres para a obra O Bezerro de Ouro, um animal com 18 quilates de chifres de ouro e cascos, preservados em formaldeído.
Sua obra já circulou por diversos países no mundo e sempre causa polêmica, transgredindo valores estéticos e direcionando um pensar sobre a produção artística.
Embora muitos o critiquem, o que acho genial é que Damien Hirst conseguiu brilhantemente instigar as possibilidades da arte de maneira transgressora e com um novo olhar sobre seus conceitos.


  ( Acima   a obra  Tubarão, que lhe rendeu polêmica e o colocou no topo das artes)

  (Damien Hirst em frente a  Zebra  em formol, uma de suas obras)


Damien Hirst com sua obra  The Love for God. ''Os diamantes significam perfeição, clareza, riqueza, sexo, morte e imortalidade. Um símbolo de tudo o que é eterno, mas também possuem um lado escuro." - Damien Hirst
O Crânio utilizado na peça foi comprado em uma loja em Islington na Inglaterra, e dizem que pode ter sido de um homem europeu que viveu entre os anos de 1701 e 1810. Segundo Hirst, sua inspiração para esse trabalho veio quando ele viu uma caveira asteca turquesa no British Museum.
"For the Love of God", sua obra consiste em um crânio de platina incrustado por 8.601 diamantes e um diamante rosa de 52,4 quilates
Ele utilizou imagens deste seu trabalho no vídeo feito para a banda  U2, com colaboração de Vanessa Wood.


 ( A obra  Vaca, apresentada dentro de uma vitrine aquário com formaldeido)

( Acima estão imagens de suas obras com dissecação de animais, apresentadas em vitrines com formaldeido)

   ( Sua obra o ''Bezerro de Ouro'' arrecadado por 10,3 milhões de doláres)

 (O artista Damien Hirst em frente a sua obra)

3 comentários:

  1. Não consigo ver arte na morte desses animais. Como ele conseguiu esses animais?

    ResponderExcluir
  2. Sou fã!!!! Hoje em dia as pessoas ficam horrorizadas com morte de animais, mas somos animais também e isso faz parte da nossa natureza! Parabéns pelo seu post. Amo arte. Bj. Thays Corrêa

    ResponderExcluir