Páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

INSTAMATICS- FOTOGRAFIAS DE ANTONIO LOPEZ

O final dos anos setenta  e início dos oitenta foram marcados por uma transformação  cultural e de comportamento com  o surgimento da Aids. A intensidade dos fatos que surgiram no século passado  marcaram a trajetória de diversas pessoas que se foram em função da doença, como é o caso  do ilustrador de moda e fotógrafo Antonio Lopez  (1943-1987).
Seu  trabalho apareceu em publicações como Vogue , Harpers Bazaar , Elle , Interview, The New York Times e outras.
Ainda criança deixou Puerto Rico onde nasceu e foi viver com seus pais em Nova York,  vindo a estudar no High School of Art and Design  e Fashion Institute of   Technology
Suas ilustrações ficaram  famosas vindo a trabalhar com  Karl Lagerfeld, Charles James, Oscar de la Renta e Yves St. Laurent. Seu trabalho também  já esteve exposto em exposições, inclusive no Design Museum de  Londres em 2010.
Antonio Lopez  viveu intensamente seu tempo, flertou com celebridades e fez registros fotográficos históricos de festas entre  Nova York  e Paris. Suas fotografias na maioria em polaróides, foram descobertos a pouco tempo  por  editores que  resolveram criar um livro.
As imagens inquietantes de uma época feitas por  Antonio Lopez estão reunidas no  livro chamado '' Instamatics'' que será lançado ainda deste mês  e  cobre 15 anos da história  agitada de figuras da cultura pop internacional  entre 1969 á 1987 e mostra  uma época quase inocente.
Antonio Lopez   foi cultuado pelo seu carisma, talento provocativo  e  estilo de vida e virou uma espécie de lenda dos anos setenta.   Descobriu  talentos e  pessoas interessantes como a atriz Jessica Lange, a top model  Jerry Hall (ex Sra. Jagger)  e Grace Jones.  Antonio Lopez morou por um período em Paris e dividia apartamento com Jerry Hall no anos 80.
Transitando por festas badaladas ele   possuia um estúdio-loft em Nova York e outro em Paris e promovia encontros e festas, registrando  inusitadamente  fotografias emblemáticas. 
Divertido, bem humorado e talentoso era sempre um camaleão e com seu carisma encantou muitas mulheres e homens com quem se envolveu.
O livro que está sendo lançado  não contém suas ilustrações de moda, mas  diversas imagens que Antonio Lopez fez de sua  época e que estavam guardadas e foram reunidas de maneira inusitada.
Olhando-as voce imagina como as coisas poderiam ser e como tudo se  perdeu no tempo, assim como os sonhos de uma geração e de muitos que se foram  com o aparecimento da Aids.
Andei lendo um artigo sobre ele e descobri que há muitas pessoas espalhadas pelo mundo que o tem como referência na ilustração de moda e pelas muitas imagens criativas que ele fez.
Há inclusive uma página no facebook de fãs de Antonio Lopez  e  com imagens de suas ilustrações.
Abaixo estão postadas algumas fotografias  feitas por ele e que fazem parte do livro Instamatics-Antonio Lopez, Edit.Twins Palms,2011.

        ( O fashion designer Karl Lagerfeld ainda jovem em  St Tropez em 1970,  fotografado por      por Antonio Lopez)

    (Registros de Antonio Lopez com Yves St. Laurent, Marina Schiano, Jerry Hall, Pierre Bergé- Paris, 1977)

 ( Margaux Hemingway, Halston, Liza Minelli, Andy Warhol, Ultra Violet- New York City- 1974, imagens feitas por  Antonio Lopez)


(Red Coat Series com  Jessica Lange- Paris, 1974  por  Antonio Lopez)

                 (Tina Chow- London, 1975 em imagens de  Antonio Lopez)

            (Divine em polaróides de Antonio Lopez- New York, 1978 )

               (Paloma Picasso em Red Coat Series -Paris, 1975 por  Antonio Lopez)

                             ( Scott Daley, Jody Pavlis- New York City, 1978  por  Antonio Lopez)

(Mask Series : Manuel Papatakis, Gilles Millinaire, Jessica Lange, Jean-Eudes Canival, London- 1975 em divertidas imagens feitas por  Antonio Lopez)

    (Men in Showers Series : Karl Lagerfeld ainda jovem  de barba e cabelos pretos em  New York City- 1976 , fotografado por  Antonio Lopez)

(Roxanne Lowit, David Bailey, New York -  London, 1974 por  Antonio Lopez)

                                ( Puerto Rico, 1976 - Antonio Lopez)  

                          ( Blue Water Series: Pat Cleveland- Paris, 1975 por Antonio Lopez

         (Polaróides de Divine feitas por Antonio Lopez - New York, 1978 )

          (Red Coat Series : Graces Jones, 1974- por Antonio Lopez)
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário