Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

VANESSA BOER E SEU MUNDO VINTAGE DE ''FAZEDORA DE COISAS''

Há muito tempo encontrei uns móbiles feitos com lápis vintage produzidos pela artista  americana Vanessa Boer (Portland-Oregon-USA) e me chamaram a atenção pela brincadeira  das cores e  montagem. Ela garimpa lápis antigos de 1940 até meados dos anos 80 e é fascinada por coisas antigas que lembram a sua infancia.
No site da artista encontrei um mundo divertido com lindas ilustrações, onde ela se intitula  de ''fazedora de coisas''.
Seu trabalho é interessante, pois  mistura coisas do cotidiano de maneira artesanal  e representa um intimismo repleto de fantasia.
Eu gosto da simplicidadade de  suas ilustrações infantis em aquarela que parecem mostrar  fábulas e histórias.
O mundo de Vanessa Boer me lembra também o universo da artista paulista residente em Florianópolis Monique Rodi, que mistura o artesanal de maneira conceitual criando objetos primorosos com elegancia.
É interessante perceber que podem existir peculiariedades entre a arte e o artesanal, evidenciado  ações  ilustrativas que dialogam com a publicidade, a animação e o design.
A arte abre mecanismos de possibilidades interpretativas, basta ter um olhar talentoso,  libertário e simples como é a vida. E é neste encontro que podemos perceber que a obra de um artista pode transitar por coisas que poderiam ser  banais, mas com  um significado extremamamente humano.


















Um comentário:

  1. Anderson estamos falando de transdiciplinariedade!Transdiciplinariedade é articular é a abertura para tudo que passa e ultrapassa por todas as artes...Monique Rodi

    ResponderExcluir