Páginas

sábado, 11 de setembro de 2010

A BONECA BLYTHE COMO UM ÍCONE DA CULTURA POP

Faz um bom tempo que queria publicar sobre a boneca Blythe.  Hoje vendo um livro de um artista plástico na casa de minha amiga Sol Jaras,me lembrei novamente dela e resolvi postar. Parece frívolo falar de uma boneca, mas esta tem um histórico pitoresco e gostaria de deixar postado aqui, pois ela se tornou um ícone da cultura pop.
Fabricada pela Kenner Products( dos irmãos Steiner de Cincinnati -Ohio) em 1972, a Blythe original (agora conhecida como uma boneca "vintage" ) foi produzida por apenas um ano  e foi retirada do mercado,  por causa das poucas vendas. Ela não emplacou comercialmente.
Durante 28 anos,  a Blythe era uma curiosidade no mundo inteiro e  só colecionadores da boneca estavam interessados em possuí-la. Ela era considerada uma ET no meio das bonecas. Por ter uma cabeça avantajada e um corpinho magro, era o protótipo da estranheza no mundo das dolls.
Então, no final de 2000 , ela fez seu retorno no Japão quando  a empresa CWC, produziu um encantador comercial de TV estrelado por uma  loja de departamentos a  Parco Blythe. Após os holofotes da tv , ela se tornou uma sensação no Japão e  na Ásia.
Em Junho de 2001 , para atender a demanda popular deste fan clube da  Blythe, a  CWC produziu uma boneca de 11 polegadas chamada de  Neo- Blythe (Parco Limited Edition) com a permissão da empresa  Hasbro, produzida  pela empresa japonesa  de brinquedos, a Takara. Desde o lançamento, foram feitos  62  versões diferenciadas das  bonecas  Neo- Blythe , com edições limitadas. Um ano depois, uma versão menor foi editada da Neo- Blythe  e foi chamada de " Petite Blythe ". Esta pequena versão foi  carinhosamente chamada de " Pucci ".
Em 2006, foram feitas  100  edições da boneca Petite Blythe.  A partir daí ela se tornou motivo fashionista e tem sido usada de diversas maneiras, seja como ilustração e como animação.  Todo este  estilo fotogênico  da Blythe também pode ser encontrado enfeitando inúmeros acessórios em todo o mundo. Ela virou uma garota propaganda. Há inclusive fotógrafos conhecidos que a usam para sugerirem uma '' second life''. Tenho alguns contatos , principamente no Flickr que fazem dela uma personalidade  e a usam como imagem para mostrar seus trabalhos artísticos na publicidade e na moda. Ela tem um site e se voce tiver curiosidade acessa www.blythedoll.com
(Blythe Character © 2010 Hasbro - Inc. Todos os direitos reservados na  Ásia 2010 © Mundial de Cross Connections, Ltda;)

2 comentários: