Páginas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

GUY BOURDIN E SUAS IMAGENS INQUIETANTES NA FOTOGRAFIA

Eu não podia deixar de registrar aqui no blog o trabalho de Guy Bourdin. Talvez voce já tenha visto coisas dele em revistas ou aqui na internet mesmo. Ele tem um estilo que muitas vezes me lembra cenas de cinema ou de um filme de investigação, destes de suspense mesmo. Guy é instigante,  fantástico, genial, pertubador e porque não dizer macabro. Ele nasceu em 1928  e sua trajetória com a fotografia começou em 1948, quando servia para a força aérea francesa em Dakar. Foi nesta  época que recebeu sua primeira câmera fotográfica. Em 1950, quando ele retorna para Paris, acabou se tornando um dos pupilos de Man Ray (fotógrafo, pintor e fundador do grupo Dadá de New York, precurssor do Dadaísmo, junto com o artista  francês Marcel Duchamp). Sua história com a moda começou com um editorial feito para a revista Vogue francesa em 1955, e para qual continuou contribuindo até 1987. Sua fotografia tem ironia e é cercada de um universo trágico.  A impressão que se tem olhando suas imagens, é que ele faz com que suas modelos se submetam a situações não convencionais nas poses. Sua direção de imagem é singular e divertida também. Ele desperta um mistério e uma cor especial em sua fotografia.
Guy Bourdin  faleceu em 1991, deixando  um registro fantástico e  imaginário nas pessoas através de sua fotografia. Sua estória de vida é controversa e alguns alegam ser pesada. Há rumores de que ele quando era criança,  foi abandonado pela mãe, mais tarde sua mulher se suicida é depois há o caso de uma namorada  que também se suicidou.  Há comentários  que ele tratava com crueldade suas modelos. Há  estórias de modelos que sairam do set enfurecidas  abandonando o trabalho.
A obra de Guy Bourdin é pertubadora e mescla surrealismo com luxo, glamour e violência. Ele tem um diálogo da imagem expressando uma ironia pontilhada com cores vibrantes. Sempre digo que existe um maneirismo na arte, porque tudo tem uma maneira de fazer que lembra alguém. Ou seja '' a maneira de fulano, de ciclano etc''. Assim seu trabalho serviu  de inspiração para grandes fotógrafos, como David la Chapelle e outros,  até mesmo para a diva pop Madonna. Ela chegou a ser processada pelo filho de Guy Bourdin  por violação de direitos autorais, graças à semelhança absurda do clipe Hollywood com as obras de seu pai.  Se voce ver as imagens do clipe e  a fotografia dele, há de convir que realmente há uma chupação de estilo, tanto na cor  como no estilo da composição das imagens. Bem poderíamos dizer  ironicamente que o clipe de Madonna é feito ''a maneira de Guy Bourdin''. Veja a obra dele e divirta-se em http://www.guybourdin.org/



                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário