Esta é a imagem da célebre cantora Nico que fez parte do Velvet Underground nos anos sessenta e que Andy Wahrol cultuava como musa. A imagem é do fotógrafo americano Mark Shaw, que publiquei aqui no Blog.
Bem, neste clima retrô musical , andei vendo um pouco da estética da músíca dos anos sessenta e resolvi pesquisar e postar por aqui como referencial. The Velvet Underground & Nico é o álbum de estréia da banda de rock norte-americana The Velvet Underground, lançado originalmente no ano de 1967. Este álbum ganhou notoriedade por suas sensibilidades experimentalistas e pelo foco de suas composições serem um material controverso, como na canção Heroin. Embora tenha sido um fracasso comercial no lançamento, desde então , tem sido considerado um dos álbuns de rock mais influentes e criticamente bem-sucedidos da história, aparecendo em 13º na lista dos "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos", feita pela revista Rolling Stone. The Velvet Underground and Nico foi gravado com a primeira formação profissional do Velvet Underground ( Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison e Maureen Tucker) junto com Nico, que ocasionalmente ocupava o cargo de vocal principal, graças à insistência do produtor e mentor da banda, o artista pop Andy Warhol. Nico cantou o vocal principal em três faixas (Femme Fatale, All Tomorrow's Parties e I'll Be Your Mirror) e o vocal de apoio em Sunday Morning.
O álbum segundo os críticos é notável por suas descrições de tópicos como o uso e abuso de drogas, prostituição, sadomasoquismo e comportamento sexual alternativo: I'm Waiting for the Man descreve as ações de um homem para obter heroína, enquanto a letra de ''Venus in Furs'' é quase uma interpretação literal do livro homônimo do século XIX. ''Run Run Run'' também tem uma letra que usa as drogas como premissa. Uma das canções mais famosas do álbum é Heroin, cuja letra detalha o uso de heroína por um indivíduo e seus efeitos sobre o mesmo.
O álbum segundo os críticos é notável por suas descrições de tópicos como o uso e abuso de drogas, prostituição, sadomasoquismo e comportamento sexual alternativo: I'm Waiting for the Man descreve as ações de um homem para obter heroína, enquanto a letra de ''Venus in Furs'' é quase uma interpretação literal do livro homônimo do século XIX. ''Run Run Run'' também tem uma letra que usa as drogas como premissa. Uma das canções mais famosas do álbum é Heroin, cuja letra detalha o uso de heroína por um indivíduo e seus efeitos sobre o mesmo.
Lou Reed, que escreveu a maioria das letras do álbum, nunca pretendeu escrever sobre tais assuntos para causar choque. Reed, fã de poetas como William Burroughs e Allen Ginsberg, não via por que os temas presentes no trabalho deste poetas, não poderiam ser adaptados para canções de rock. Embora os assuntos pesados do disco hoje sejam considerados revolucionários, muitas das canções tratam de outros tópicos. Muitas foram escritas como observações de indivíduos da trupe de superstars do movimento Exploding Plastic Inevitable, de Andy Warhol.
The Velvet Underground and Nico é geralmente chamado de "álbum da banana", já que possui o desenho de uma banana feito por Andy Warhol. As cópias iniciais do álbum convidavam o dono a "descascar lentamente e ver" (no inglês, "peel slowly and see", que viria a ser o nome de uma das coletâneas da banda). Descascando o adesivo, revelar-se-ia uma banana de cor de carne.
No lançamento, o disco foi um fracasso comercial. Os temas controversos levaram-no a ser banido de muitas lojas. Várias rádios se recusavam a tocar as músicas e revistas se recusavam a exibir propagandas para o álbum. Sua falta de sucesso também pode ser atribuída ao estúdio, Verve, que falhou ao promover o álbum com pouca ou nenhuma atenção.
O mundo dos críticos também não notou muito o álbum. Uma das poucas resenhas impressas, na segunda edição da pequena revista de rock ''Vibrations ''em 1967, era bastante positiva, descrevendo o som como um "ataque massivo aos ouvidos e ao cérebro" e não deixando de lado os tópicos sombrios presentes na maioria das faixas.
Somente décadas depois o álbum viria a receber louvação unânime pelos críticos, muitos dos quais indicam a influência do disco nas canções de rock modernas.
Frustrado pelo atraso do lançamento em um ano, a relação de Lou Reed com Andy Warhol ficou tensa até que Reed demitiu Warhol do cargo de produtor, substituindo-o por Steve Sesnick. Nico também foi expulsa do grupo, embora ela tenha tido certo sucesso como artista solo, lançando seu álbum de estréia solo, Chelsea Girl em Outubro de 1967. Chelsea Girl inclui cinco canções escritas por membros do Velvet Underground, como Wrap Your Troubles in Dreams, escrita e gravada por Reed em 1965, com a ajuda de John Cale e Sterling Morrison.
Para muitos ela é considerada um ícone. Eu andei vendo umas imagens dela e também sempre que a escuto, acho surpreendente sua voz. O referido disco se encontra a venda em casas especializadas ou através de sites e sebos de grande colecionadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário