Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

DIANA THORNEYCROFT E A ARTE DE CRIAR UMA REALIDADE FANTÁSTICA

Diana Thorneycroft é uma fotógrafa e artista conhecida por criar um mundoo qual eu chamaria de  ''realidade fantástica'' com  o uso de objetos, caracterizando  uma iconografia muito pop art. 
Seu trabalho já circulou pelo  Canadá, Estados Unidos, Japão, Austrália, União Soviética  e Europa. Com formação em arte sua obra  já foi tema de documentários para a televisão, através de uma exposição intitulada  '' O corpo, a lição e a camuflagem''. Este trabalho lhe rendeu a publicação de um livro. 
Ela é considerada uma revelação no mundo da fotografia conectada as artes plásticas,  pelo seu processo interpretativo da imagem e pelas possibilidades que ela enfatiza seu processo criativo. 
Criando uma série de fotografias sobre uma lúdica e simulada paisagem do Canadá,  através das pinturas do  chamado '' Grupo dos Sete Momentos de Estranheza'' (grupo coletivo de arte),  a artista fotografa situações  que mostram uma faceta da   identidade de seu país e que proporcionam também, uma analogia com o cotidiano. 
Suas cenas são montadas com provocação e muitas vezes com situações inusitadas de   acidentes e desastres, em um universo imaginário. 
O pano de fundo é uma paisagem densa, de uma luz que confronta os objetos que ela compõe na narrativa.
Geralmente há um lado também sarcástico e com uma certa ironia crítica,  quase que um questionamento de possibilidades interpretativas comportamentais.
O que acho bacana no trabalho de Diana Thorneycroft é a possibilidade  sutil que ela nos insere de ir ao encontro de um pensamento sobre nossa existência.
Seu trabalho parece nos instigar como um registro  onde a vida está sempre em processos transitórios de mudanças.
http://dianathorneycroft.com/
                                                                     












http://dianathorneycroft.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário