Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

HENRIQUE SCHUCMAN E SEU RIC0 UNIVERSO DE TRAMAS E TEXTURAS

Henrique Schucman é um artista tapeceiro que desenvolve um trabalho com desenhos  minuciosos de fios e texturas, usando habilidosamente técnicas que aprendeu a desenvolver.
Através de sua experiência e com um  profundo  sentimento de amor  junto a natureza e ao universo que o cerca, ele nos sensibiliza e  aguça nosso sentido tátil sobre sua primorosa técnica textil.
A primeira vez que vi seu trabalho, fiquei impressionado com a delicadeza e a expressão singular de sua obra com tapeçaria. A riqueza das tramas que ele produz em suas peças  é bastante minuciosa e deixa-nos  transparente,  sua síntese de disciplina artística.   Ele consegue transportar algo quase ancestral em seu trabalho e nos conduz por texturas  e planos em sua composição, que parecem fluir suavemente em sua linguagem.
Nascido em Erechim- RS e formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo- USP em engenharia elétrica, com pós graduação em engenharia nuclear e ambiental, ele encontrou na arte textil e na pintura as possibilidades de se comunicar com o mundo. Henrique Schucman desenvolve o que chamamos de design textil e ensina também técnicas que ele desenvolveu e aprendeu ao longo destes anos.
Ele foi para a India em 1976  no Ashram de Sri Aurobindo-Pondicherry, onde ficou um ano estudando e estagiando em diversos ateliers de cerâmica, batik e tapeçaria. Durante este período, também  aprendeu  técnicas da manufatura dos tapetes desenvolvidos por refugiados tibetanos  e que são executados em teares manuais.
Em 1977, ele voltou da India vindo a morar em São Paulo e em 1991, fixou residência em Florianópolis, onde montou um atelier em Santo Antonio de Lisboa.
Pesquisador e estudioso Henrique desenvolveu  estudos técnicos por oito anos, com a orientação do tapeceiro uruguaio Ernesto Aroztegui.
Com sua experiência ele fundou o Atelier Casa 11, onde ministrou cursos de tear e também desenvolveu modelos de tecido artesanal , que foram apresentados no Brasil Moda Arte, projeto do Ministério do Trabalho com a Associação Brasileira dos Estilistas de Moda, ABEMODA.
Com uma grande  trajetória artística,  seu trabalho circulou por exposições em diversos lugares do Brasil e em países como Canadá, USA,  Washington, Alaska e Polônia. Organizou e ministrou cursos e workshops em diversos setores, inclusive em projeto de cooperação com a República Federal da Alemanha, aqui no estado de Santa Catarina.
O trabalho de Henrique é algo fascinante, pois ele consegue aliar uma tradição com um talento precioso e que encontramos em poucos artistas e artesãos texteis. Sua leitura sobre a técnica, tem um despojamento e um requinte em pontos que se mesclam, numa profusão delicada de cores e texturas.  Há  algo em seu talento   que me faz observar sua disciplina e o rico acabamento na composição de seu trabalho.  Sua obra é forte e ao mesmo tempo apresenta  uma delicadeza e nos estimula a compreender  que a arte precisa de um tempo de maturação e de aprendizado constante. Em 1999, Henrique Schucman se estabeleceu na Praia da Gamboa aqui no litoral de Santa Catarina, onde atualmente possui uma pousada em meio a natureza e continua a desenvolver suas pesquisas  em técnicas texteis, divulgando sua rica experiência.
 http://www.pousodotapeceiro.com.br/index2.html












Nenhum comentário:

Postar um comentário