Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

UM OLHAR SOBRE O COTIDIANO NA ARTE DE DAWN DUDEK

Dawn  Dudek é uma artista multimidia canadense, que trabalha com uma pintura de   figuração moderna e bastante contemporânea.  Ela mora em Toronto (Canadá), onde graduou-se em artes no  Ontario College of Art. Sua primeira exposição individual  foi em Toronto em 1993, com sucesso de crítica. A cobertura da imprensa  foi só de elogios, pela instalação de imagens   que ela havia montado na época. Logo em seguida  foi convidada para  trabalhar como diretora  junior de arte, para ilustração da linha de  cosméticos  da famosa marca MAC. Ela aliou seus trabalhos ilustrativos com computação gráfica e durante anos, Dawn Dudek  fez  parcerias em projetos de desenhos, com  premiados  diretores e animadores. Ela criou conceitos e projetos de difusão e de animação de ponta para clientes como:  Paramount Pictures, MTV, General Motors, MacLaren McCaan Interactive (MMI) , Nesquik, General Mills de Alimentos e outros.  Dawn  Dudek tem um universo criativo  de midia on line,  que vai da fotografia de animação, misturando desenhos ilustrativos e  pinturas com computação gráfica. 
Sua pintura sintetiza também algo desta diversificação de linguagem que ela experimenta,  pelo formato como ela imprime sua composição, com cortes e  duplicação da imagem, como se fosse um fotograma ou  filmescape.
No ano passado, ela exibiu  vários de seus trabalhos pela França, Espanha e Mônaco. Nos últimos dois anos, suas pinturas foram exibidas no prestigiado Salon de la Société Nationale des Beaux-Arts no Carrousel du Louvre, Paris. Em 2009 sua obra foi exibida por cidades do  Canadá. Sua exposição individual mais recente foi em maio de 2010, ende ela  apresentou sua obra no  63° Festival de Cannes e também  em Barcelona.
Veja mais sobre sua pintura em  www.dawndudek.com e no link  http://www.9doorsdown.com/, onde estão diversos trabalhos da  trajetória multímida desta  artista.









Nenhum comentário:

Postar um comentário