Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A FOTOGRAFIA PURISTA E EXISTENCIAL DE RICHARD LEAROYD

Richard Learoyd é um fotógrafo inglês que vive e trabalha  em Londres (1966-Lancashire- England), de formação acadêmica e graduado pela  Glasgow School of Art in Fine Art Photography, com estudos e pesquisas sobre várias técnicas de reprodução da imagem, com trabalhos no International Center for Photography, New York City.
Em sua carreira ele tem  exposições  em  galerias e museus de arte em cidades como  Londres, New York, Edinburgh, San Francisco.
Seu trabalho está publicado no  Metropolitan Museum of Art- New York City, Nelson Atkins Museum of Art - Kansas City, San Francisco Museum of Modern Art, Scottish Arts Council, Victoria and Albert Museum - London.
Quando me deparei com o trabalho de fotografia de Richard Learoyd , fiquei surpreendido pela beleza nua e crua de suas imagens, como se estivesse vendo  um filme.
Ele tem algo no processo da imagem que é singular e notável. Suas imagens são produzidas individualmente como objetos de arte. Utilizando um método distinto, ele cria imagens fotográficas em tamanho reais, através de  uma câmara especial construída para este fim.
Este mecanismo captura a imagem sem a interposição de qualquer filme negativo, transparência ou material.
Em vez disso o aparelho de luz é focalizado diretamente pela câmera e traduzida em uma folha de papel fotográfico positivo. Sem meios de reprodução, uma vez criado, cada imagem é totalmente única em sua existência.
As imagens são lindas, com uma naturalidade impressionante e ao mesmo tempo com uma atmosfera etérea e intimista que nos contagia o olhar.
Ele tem algo que eu chamaria de híbrido e poético, mas ao mesmo tempo muito realista e fatídico.
Mais informações em  http://www.richardlearoyd.com/




















Nenhum comentário:

Postar um comentário