Fernando Albalustro que vive em Florianópolis é um artista plástico de uma geração que transita por experiências de constante pesquisa. Ao me deparar com sua obra, confesso que tive a sensação de magnetismo e fiquei alguns minutos exercitando meu olhar sobre a compreensão, a construção e a representação de pequenos recortes colados, que se ajustavam simétricamente formando espaços cromáticos. A sensação de observar seu trabalho , efetiva uma sensação de surpresa.
A arte de Fernando Albalustro tem um frescor que há muito tempo não via nas artes da cidade. Seu trabalho tem algo que nos atrae, tanto pela maneira pictórica na construção da cor, como pelo exercício minucioso de seu trabalho de colagem, que parecem traduzir sua emoção e seu olhar atento ao conceito de sua arte.
Fernando tem formação acadêmica em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-Florianópolis), com especialização em Artes Visuais.
Sua trajetória artística reúne sua experiência e sua pesquisa em diversos segmentos da história da arte, na produção de textos e em exposições individuais e coletivas. Sua linguagem também está dimensionada em arte mural, pintura, fotografia e collage.
Fernando Albalustro expressa em seu trabalho atual uma pesquisa sobre a cor e que ele denominou de ''Corllages''.
São fragmentos ou recortes de impressões gráficas que ele coleta e guarda, separando-os por matizes de cor, para depois transferí-los sobre um novo suporte, dando uma abrangência lúdica e pictórica.
Com determinação ele efetua um processo de recortar e agrupar determinados elementos, criando um painel colorido e instigante de elemtentos gráficos ou símbolos que se camuflamam.
A medida que voce se aproxima da imagem de seu trabalho, consegue perceber a figura recortada como elemento único e dimensional. Porém ao se afastar da imagem, podemos evidenciar uma sensação da cor enriquecendo um espaço pictórico, criando uma nova dimensão da cor complementar. Seu trabalho tem uma dimensão racional envolvente, pois ele executa minuciosamente um processo de ação e reação no campo visual , valendo-se de uma investigação sobre a cor.
O que é bacana na arte de Fernando Albalustro é seu processo investigativo, que resulta em algo genuíno, onde há o exercício de um olhar afetivo, atento e extremamente criativo.
Sua arte parece traduzir um sentimento de memória, cria novos campos visuais ao pensamento artístico e nos emociona pela dimensão humana e racional de seu exercício com a imagem.
Fernando Albalustro efetua através de sua obra , algo singular com uma certa sofisticação e ele é um dos artistas que fazem parte da Exposição ''OITO MOVIMENTOS'', que ocorrerá na Galeria Luciano Martins na cidade , no dia 09 de junho, juntamente com artistas de Buenos Aires e de Florianópolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário