Estes dias recebi um link muito bacana de Luciano Barbi, que mora aqui em Florianópolis. Luciano tem uma trajetória ligada a música, trabalhou como bandas de rock e ele me passou um vídeo do projeto UNFACTORY, onde ele canta com sua voz surpreendente na canção ''Electric Tears'' de 2005.
Logo que recebi acabei postando na minha página mural do Facebook e algumas pessoas queriam saber mais sobre o vídeo e a música.
Bem, a sonoridade do Unfactory é algo instigante e que me faz lembrar um pouco de Trent Reznor com a banda Nich Inch Nails e ao mesmo tempo, com uns nuances sonoros de bandas dos anos 80 como o Depeche Mode. Mas é claro, numa dimensão muito original também, pois ao escutá-lo, voce percebe que é um trabalho experimental de qualidade, tem uma novidade, é bem mixado e é sofisticado para poucos ouvidos apurados.
O Unfactory é um projeto musical que expressa a vertente musical gótica de algumas bandas da década de oitenta, com uma influência das culturas musicais techno e industrial, mesclando guitarras distorcidas, com o apelo de sintetizadores, elementos experimentais e letras com um enfoque romântico e muitas vezes dramático.
O projeto surgiu em Florianópolis (SC) em 2001, com Chris Lima e Deedee na primeira formação da banda, gerando o primeiro trabalho em 2003 com o álbum intitulado Negative. Em 2004, eles fizeram um disco de remixes intitulado Positronic. Em 2005, lançaram um single na coletânea ELECTROMAP - LATAM pela Null Republik Records da Argentina , onde há a participação de Luciano Barbi nos vocais. A voz dele dá o tom poético perfeito ao clima sonoro da música (veja vídeo abaixo).
No ano de 2006, o Unfactory com Chris Lima, Walmoli Gerber, Gustavo Storm e Andrey Silva reformularam o som da banda, trouxeram novos elementos e lançaram o EP She Bleeds.
Quatro anos se passaram, quando o Unfactory começou a escrever novas canções no início de 2010 para o sucessor de "She Bleeds EP". A troca de idéias para as canções e a música foi realizado exclusivamente através da Internet, numa conexão entre Portugal e Brasil. E assim surgiu as canções do último álbum digital lançado em dezembro de 2010, o "Lunacy''.
O resultado é bem bacana, e muito interessante e voce pode escutá-lo digitalmente ou adquiri-lo através de http://unfactory.bandcamp.com/
As coisas acontecem atualmente numa dimensão na cidade e muitas vezes poucos tem conhecimento. E é muito bom saber que tem gente tão talentosa e que poderia estar em qualquer lugar do mundo e com todo o profissionalismo feito de maneira sofisticadamente independente.
Abaixo estão imagens em grande estilo do talentoso Luciano Barbi, feitas pelo fotógrafo Bernardo Barbi, o vídeo '' cool '' do Unfactory e a capa do álbum ''Lunacy".
Music video for Unfactory's "Electric Tears" track, from the "She Bleeds" EPwith Camila Sokolowski
Directed, Edited and Effected by Alan Langdon
Costume and Make-up by Ana Lucia Carpes
http://www.unfactory.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário