Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

AKIO HIRATA

Akio Hirata é um designer japones de chapéus (Nagano-1925). Ele se tornou  um dos designers mais influentes do Japão e ensinou  seu ofício por 38 anos ( desde1962 até 2000) para milhares de estudantes.
Sua melhor aluna foi sua própria  filha , Ohko Ishida que lançou suas coleções próprias a partir de 2000 e que fazem sucesso até os dias atuais.
Akio Hirata tem colaborado com muitos dos melhores designers de moda do Japão, incluindo Yohji Yamamoto, Rei Kawakubo e Hanae Mori.
Em 1962, ele viajou para a França onde conheceu o modista francês Jean Barthet, chegando a treinar seus funcionários  e desenvolvendo suas técnicas até 1965, naquele país.
No mesmo ano  ele retornou para o Japão e fundou sua própria casa de design, que ele chamou de Haute Modo Hirata. 
Todos os chapéus  que ele cria, são feitos à mão com enorme apuro técnico.
Seu trabalho é conhecido internacionalmente com uma enorme clientela,  entre elas estão  Sophia Loren, a atriz já falecida Grace Kelly e mais recentemente marcas internacionais como   Issey Miyake, Yohji Yamamoto e Comme des Garçons
Abaixo estão postadas imagens de uma instalação com seus chapéus suspensos por fios  e que fazem parte da exposição que homenageia os 70 anos de Akio Hirata, que acabou se tornando um dos maiores chapeleiros do mundo. 
A instalação foi montada  com quatro mil chapéus  no  Salão Spiral Garden em Tokio.
Veja mais em www.hiratatelier.com 





Nenhum comentário:

Postar um comentário