Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PAULINHO FERRARINI E SUA FOTOGRAFIA

Sou observador e  aprendi ao longo dos anos ter despojamento pra entender a obra de muitos artistas e compreender o universo onde ela se insere. Ao mesmo tempo tento  identificar linguagens inovadoras e contemporâneas. Meu olhar  no Blog na conceitualização de arte é a  de curador, onde tento reunir alguns argumentos de compreensão artística.
Há algum tempo observo o trabalho do fotógrafo paulista  Paulinho Ferrarini,  que vive em Florianópolis e transita por uma linguagem publicitária  e jornalística.     
Seu trabalho tem um universo rico no sentido humano, onde ele se arrisca na projeção de belas imagens.
Sua obra encontra uma linguagem expressiva e formal, onde ele  traduz com maestria uma mensagem afetiva com a produção de uma iconografia extremamente brasileira.
Paulinho Ferrarini faz uma fotografia de apuro técnico e é destes fotógrafos aventureiros que  está em  constante evolução  no seu trabalho  como expressão artística.
A fotografia parece existencializar nele um sentimento extremamente criativo.
Suas imagens refletem  a paisagem da geografia brasileira e belos portraits que ele se dedica em fazer,  com um minimalismo de produção.
Há algo em seu trabalho que me ecoa doses de experimentalismo,   mas com um profundo olhar técnico e provocativo muito bacana.
Paulinho foi  sócio proprietário do Grupo El Divino em Florianópolis e quando largou a sociedade a tres anos, resolveu se dedicar totalmente a sua  paixão que é a fotografia.
E de lá prá cá, ele não parou mais. Em constantes viagens ele tem se dedicado em efetuar fotografias por onde passa, registrando a paisagem do Brasil e pessoas de várias etnias em lugares longícuos de nosso país.
Como um desbravador, Paulinho Ferrarini tem conectado  um trabalho sofisticado criando belas, imagens de pequenas vilas e comunidades no interior do Brasil.
Este trabalho faz parte de sua rotina, pois ele possui um blog no  Donna DC (Jornal Diário Catarinense) que se chama '' Por dentro do Brasil'', onde posta imagens da iconografia brasileira    nas tradições  de festas, de religião, do artesanato e tudo que envolve a cultura popular e étnica de nosso país.
Seu universo traz sensivelmente uma riqueza de imagens que muitas vezes evocam a identidade cultural do Brasil e que nos  emociona.
O bacana na fotografia de Paulinho Ferrarini  não está na temática que ele trabalha, mas sim na maneira como ele traça o fio de seu olhar condutor pela expressividade humana.
Há nas entrelinhas do trabalho dele algo emotivo que nos faz aguçar um sentimento sobre a consciência  da imensidão deste país. E  isto na arte se chama generosidade de expressão.
A fotografia de Paulinho é reveladora no sentido humano, generosa e sensível , o que faz dele um grande artista.
















Um comentário:

  1. fotos maravilhosas ... retratam a beleza do mundo ! Parabéns, primo ! beijos !

    Tarcisa

    ResponderExcluir