Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

VAL BRITTON - DESVENDANDO PASSAGENS E ROTAS NA MEMÓRIA

Val Britton é uma artista americana que cria um mundo de ficção com suas imagens mix-midia, onde agrupa desenhos de mapas com pintura e colagens.
Seu pai foi um motorista de caminhão, viajava por vários lugares do Estados Unidos e possuía diversos mapas de rotas. A ausência do pai e a convivência com os registros de viagens feitos por ele a marcaram  sensivelmente durante a infância.
Após a morte do pai, Val Britton  ainda adolescente guardou os diversos mapas que marcavam trajetos por onde ele passou em suas viagens.
Mais tarde na fase adulta,  Val Britton com base nestes arquivos  dos mapas das estradas das rotas percorridas pelo pai, iniciou uma iconografia desenhando, riscando, colando e pintando por cima destes mapas e ao mesmo tempo criou  novos mapas, reiventando uma memória com peças do passado.
A artista estudou arte e vive em San Francisco (Califórnia) e seu trabalho está em diversas coleções públicas  e particulares, bem como em diversos Museus nos EUA.
O trabalho de Val Britton, reflete  a extensão psicológia de sua existência e ao mesmo tempo nos traz de forma artística a criação de  um mundo muito original.
As possibilidades de sua obra nos faz acreditar que a arte se processa por mecanismos infindáveis, generosos e filosóficos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário