Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ISHBEL MACINTOSHI E SUA INSTIGANTE OBRA ''SEREIA EM UMA MALA''

alguns meses atrás visitando numa tarde minha amiga Sophy Doyle em sua casa em Florianópolis, me deparei com um quadro em sua sala que me chamou a atenção. Era uma  bela impressão  de um rosto feminino em  grande formato.
Conversando com ela,  me contou que tratava-se do trabalho de uma artista amiga escocesa nascida na África, chamada Ishbel Macintosh e atualmente residia na cidade. Depois vim a conhecer esta artista  nesta mesma tarde em sua casa.
Pois bem, ontem fui ver a exposição de Ishbel Macintosh, que está acontecendo no espaço cultural da Loja Top House no Shooping Casa & Design aqui na cidade. 
A mostra reúne  obras fascinantes no sentido da sua iconografia e pela história conceitual de seu trabalho. A exposição se chama ''Mermaid in a Suitcase'' ou ''Sereia em uma Mala'' e reúne um total  de 15 telas, medindo 1.5m x 2.5m  e representam diversas imagens da artista. Trata-se de uma série autobiográfica inspirada em  fotografias  na época que a artista trabalhou como  modelo de alta costura e tiradas há 20 anos atrás.
Estas fotografias  haviam sido armazenadas em uma mala e foram danificadas através de  um alagamento no jardim de seu apartamento em Londres em 2008.  Mais tarde ao abrir esta mala, ela se deparou com o processo sofrido nas imagens do celulóide com o contato da água.
O conjunto deste material ela reuniu de maneira existencial e poética, imprimiu suas imagens  em canvas e enfatizou  uma simbiose de beleza, destruição e o processo de desintegração do tempo. O material havia sofrido uma metamorfose sobre sua  originalidade documental.
Com sofisticação ela criou uma obra  que confronta sua própria imagem  jovial como  modelo e possibilita um questionamento profundo sobre a existencialidade  humana.   Ishbel se desvenda nesta busca de maneira brilhate e mágica com seu trabalho de arte.
Trabalhando anos atrás como modelo, ela encarnou artisticamente diversos personagens para fotógrafos. 
Ela conta que começou a trabalhar no fim de sua  adolescência e  por volta de seus  vinte e poucos anos, como modelo de alta-costura.  Se tornou requisitada nos anos 80  por fotógrafos artísticos e passou a fazer diversos trabalhos para editorias de moda e revistas especializadas, morando em Nova York. 
Mais tarde ela largou a carreira, guardou suas memórias como modelo, teve restaurante, casou teve duas filhas, apresentou um programa de rádio e de TV sobre culinária na Discovery Channel e retornou a morar em Londres, onde também começou a se dedicar a arte e começou a fazer exposições de seus trabalhos.

O proceso de criação de ''Mermaid in a Suitcase''- ''Sereia em uma Mala"

Em 2008, diante do episódio do alagamento   ao se deparar com a referida mala que  continha  as tais fotografias, Ishbel  Macintoshi ficou  perplexa com a  perturbante dicotomia daquele encontro. As impressões danificadas  das fotografias daqueles anos  joviais como modelo se desintegraram em  suas mãos. Elas revelaram uma alarmante verdade, uma beleza perturbadora diante da   mortalidade.  A conseqüência do alagamentono do jardim de seu apartamento, fez com que  a água executasse simbólicamente a  sua própria escavação arqueológica na  sua  psique. 
Os tais pedaços de celulóide danificados tinham registrados de alguma forma a história geológica do seu  Eu.
Foi como que terremotos, derrames de lava,  inundações, secas e as tempestades do tempo em sua vida. Feito sereias assombradas, essas imagens distorcidas da sua beleza jovial  falaram diretamente com ela no sentido de sua existencilidade.
Ishbel reuniu o conjunto de imagens que traduzem uma iconografia auto-biográfica e sintetizou um acontecimento de maneira inteligente e emocional.
O que esta artista fez é algo maravilhoso, profundo e questionador, transpondo os limites estéticos e indo ao encontro de um questionamento filosófico.
Ela ressuscita um fio condutor da obra do artista  Marcel Duschamps e abre um horizonte imenso de possibilidades materiais.
Ishbel Macintoshi tem uma história de vida linda, morou na África ainda criança e depois venho a morar com sua família na Escossia, terra de seus pais.
Se tornou uma grande artista depois de sua passageira vida como modelo.
Parte de sua história é contada em seu site de maneira poética e ela tem um trabalho de arte muito bacana.
Seus trabalhos artísticos  já foram exibidos  no  Museum of Long Island, New York, -''Two Person Exhibition'' (1994) e no Leigh Hawkey Woodson Art Museum, Wisconsin -“Birds in Art”(1997), além de ter exposições na Sothebys London, Charity Auction (2004), Puck Building, Group Exhibition-New York (2001),  Dillon Gallery, Group Show-Long island (2001),The River Keepers, JFK,Hudson River (1999),  Sun Storm Magazine, Group Exhibition-Long Island (1999), Dillon Gallery annex, Solo-New York (1998), The Flat Iron Building “Green Gorillas”-New York(1998), Dillon Gallery, “Summer Group Exhibition”-New York (1998),Dillon Gallery, “Black or White"-New York (1997),Elaine Benson Gallery-Long Island (1997), Dillon Gallery, “Black or White"-New York (1997), Elaine Benson Gallery-Long Island (1996), Chrysalis Gallery-Long Island (1995), Ambassador Gallery, “Group Exhibition”-New York (1995).
Abaixo estão alguns registros da sua instigante e bela obra.











Nenhum comentário:

Postar um comentário