Páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Adeus Barbie e o mundo das bonecas modernas de Marina Bychkova


Eu descobri a artista Marina Bychkova e fiquei maravilhado com o trabalho dela, tanto pelo preciosismo como pela brilhante forma como ela idealiza sua delicada arte. 
Marina Bychkowa nasceu  e viveu na Sibéria (Rússia ) até os  quatorze anos de idade. Em 1997, sua  família emigrou para Vancouver no Canadá, onde ela tem  vivido desde então. Suas lembranças são das  belas colinas e florestas do interior da Sibéria , onde passou a infância. Ela viveu  na periferia da cidade e tinha uma casinha de bonecas no jardim de sua casa, com vista para o vale de um rio.  O cenário só foi inspirador e  o suficiente para criar brincadeiras e  despertar seu interesse em bonecas.  Ela começou a criar bonecas com argila de polímero em 2002 e mais tarde seu trabalho se refinou para o uso da porcelana.  Marina tem graduação no Emily Carr Institute of Art and Design e vive em constante pesquisa, fazendo também  estudo  para a criação de modelos masculinos. 
Seus estudos de material, sua estética e seu estilo fazem atualmente um sucesso no mundo todo. A formação russa que ela  teve criou  um impacto sobre a sua criatividade e isto ela deixa transparecer através de sua arte. Os antigos ícones russos , a arte bizantina e a moda foram algumas de suas grandes influências. O joalheiro Royal Karl Fabergé é outra inspiração. Marina Bychkova tem um  esforço para capturar o mesmo sentimento de grandeza e preciosidade de tesouros em miniatura em suas  bonecas. Ela chegou a fazer  alguns cursos de jóias para aprender as noções básicas do trabalho com metais preciosos e pedras preciosas. Sua criação atual apresenta uma boneca com uma tiara prata com rubis , um colar e pulseiras Garnet . Ela iniciou um processo de incorporar mais metal e pedra no seu  trabalho. Ela atualmente executa estudos de uma boneca  que terá seu vestido bordado com dezenas de safiras. Segundo ela , um dia suas  bonecas vão usar diamantes e ouro , como os ícones -ovos Fabergé.
Marina Bychkova faz de suas bonecas um tratado anatômico também. Segundo ela a maioria das bonecas, inclusive na história da arte e até  bonecos para crianças, apesar de tentarem  imitar a forma humana, são esterilizadas através da retirada completa dos órgãos sexuais. Marina acha que este ato lhe dá a impressão de que bonecas e bonecos,  precisassem ser limpos de toda a humanidade do seu pecado. Para ela,  essa negação deliberada da essência da vida parece  ser ignorante e apavorante. Marina acha que há um  medo e uma  vergonha associadas com a sexualidade humana. Ela acredita que cada Barbie precisa ter uma vagina e cada Ken precisa de um pênis e é hora das bonecas deixar o reino de chás e da  inocência e abordar algumas questões importantes.  As bonecas criadas por ela apresentam o orgão sexual e talvez isso também tenha chamado a atenção do público em geral. Voce pode encontrar informações no site http://www.enchanteddoll.com/ . Dá  uma olhada nas imagens postadas abaixo e veja o preciosismo das bonecas criadas por esta artista. E se voce quiser ver mais imagens de suas bonecas vá também em  www.flickr.com/photos/cisley




 

2 comentários: