Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ARTAKSINIYA E SEU MUNDO NA ARTE DA ILUSTRAÇÃO

O mundo da ilustração sempre é muito rico para ser analisado. Há milhares de ilustradores no mundo que desenvolvem trabalhos que poderiam sair das páginas de editorias, para assumirem um lugar nas artes plásticas em geral. Há uma dinâmica ilustrativa  na arte que é extremamente rica e inspiradora para outras linguagens como pintura textil, vídeo e design em geral. O que torna fascinante neste universo é o dialógo estabelecido  com as demais linguagens na arte. 
Sempre recebo informações bem interessantes através de amigos e de pessoas em geral, sobre ilustradores brasileiros e do exterior. Confesso que fico entusiasmado com a riqueza deste meio artístico. Há publicações fantásticas só sobre esta linguagem artística  e na web voce se deleita, de tanta informação.
Hoje peguei nos meus arquivos as imagens da ilustradora chamada Artaksiniya, pois acho o trabalho dela muito bacana. Ela nasceu na Rússia em uma família com herança artística e desde criança adorava desenhar.  Seus primeiros desenhos, já chamavam bastante  atenção de todos.
Aos onze anos de idade,  foi descoberta e convidada a ilustrar textos e histórias em uma revista local na cidade onde morava.  Trabalhando lado a lado com os jornalistas e vendo o mundo da publicidade, desde jovem  ela decidiu se tornar uma jornalista. 
Artaksiniya  foi em busca  de seus sonhos estudando  jornalismo e literatura russa, pois o que mais queria fazer  na vida era escrever artigos, combinando  com suas  delicadas ilustrações.
Assim que ela conseguiu seu diploma na Universidade, se mudou para a Itália para aperfeiçoar as suas capacidades como jornalista e desenvolver-se como profissional. Mas a sua paixão inata para  a ilustração e a  pintura, triunfou sobre sua atração por jornalismo. Desde então Artaksiniya trabalha como ilustradora de moda na China e também colabora  para editoriais de revistas e livros.  É interessante como ela compõe suas imagens com cores e espaços em branco, tornado-os rebuscados e genuínos como imagens.
Ela  se  inspira no  movimento modernista e na  arte asiática para criar suas imagens,  mas tenta sempre usar e inventar técnicas novas em suas ilustrações. Voce observando sua figuração, percebe que ela também usa humor e seus traços são bastante delicados.
Atualmente Artaksiniya desenvolve seus trabalhos em pintura e desenho têxtil, além de fazer experimentações fotográficas.
Abaixo estão algumas imagens que achei interessantes  para postar e mostrar um pouco de seu lindo trabalho.
Veja mais em   www.artaksiniya.com  e  www.artaksiniya.blogspot.com











Nenhum comentário:

Postar um comentário