Páginas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A instalação poética do grupo espanhol Luz Interruptus

Uma instalação muito divertida foi realizada este ano na cidade de Madri, pelo grupo coletivo de arte  Luz Interruptus para o  Festival de Poesia-2010 Poetas por km2, mostrando a importância de escrever cartas tradicionais.  Foram  cerca de 1.000 envelopes colocados  em um jardim iluminado, cada um contendo uma luz e um poema escrito para o evento. O Festival de Poesia  aconteceu na Casa de América em Madri.
Os poemas  foram preparados antecipadamente através de email,  enviados antes da abertura do evento para que o Grupo  preparasse o material da instalação. Eles tiveram a idéia de  iluminar os envelopes criando um cenário poético e bastante lúdico.
Os  poemas escritos especialmente para a ocasião, foram feitos pelos  poetas que participaram do festival.
Os envelopes com luz, pendurados nas árvores permaneceram por tres dias, servindo como  uma iluminação intimista às noites de poesia que aconteceram no evento.
Na última noite, as pessoas recebiam alguns dos envelopes que eram retirados do jardim, escreviam o endereço de um ente querido, para que fosse enviado o poema pelo correio. E em tôrno de 200 pessoas participaram e os envelopes foram enviados no dia seguinte pelo Grupo aos seus destinatários. 
Com a intervenção, o Projeto do Grupo Luz Interruptus quiz ter olhar um pouco para o passsado, para as velhas correspondências, onde ficavam descritas de maneira manual os sentimentos afetivos. Um tempo em que as palavras viajam por dias e por territórios dentro de um envelope para expressarem o amor, a saudade e  a vida das pessoas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário