Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A brilhante musicalidade de Carolina Zingler e sua Banda

Carolina Zingler é uma  jovem compositora e cantora, com uma voz e uma musicalidade surpreendente.
 A primeira vez que a escutei , confesso que me emocionei, pois seu timbre de voz é contagiante e seu estilo musical  foi o que mais me causou surpresa. Depois de ouvir a sonoridade ''cool'' que ela executa com sua brilhante banda, voce se pergunta como uma cantora tão especial poderia estar morando aqui em Florianópolis. Pois bem, acontece que talentos podem estar em qualquer lugar do mundo e nós que moramos em Florianópolis, tivemos o privilégio de ter alguém tão especial como ela por aqui. 
Carolina Zingler  é gaúcha, morou e  estudou produção e gravação fonográfica na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro.
Quando ainda criança, teve uma infância musical  onde era comum rodas de samba canção, na casa de seus pais e amigos. Toda esta proximidade com a música foram marcantes em sua vida. Ela desenvolveu seu talento  aprendendo a cantar, tocar violão, guitarra e piano. Sua musicalidade sofisticou-se aprendendo a  apreciar as grandes cantoras do jazz e da música contemporânea. Da bossa nova ao jazz, do folk ao rock, Carolina transita sob a influência  de Bilie Holliday, Etta James entre outras divas do jazz  à cantoras mais contemporâneas como Madeleine Peiroux, Fiona Apple, Norah Jones, Tori Amos ou Elizabeth Fraser (a cantora da famosa banda escocesa Cocteau Twins), sem esquecer de nomes como Elis Regina e outros.
Tocando na noite carioca, se apresentado em cafés e hotéis de Copacabana, Carolina desenvolveu cada vez mais sua musicalidade com extremo rigor, principalmente na escolha dos músicos que a acompanham.  Ela veio morar depois aqui em Florianópolis, onde já fez shows e apresentações em diversos lugares da cidade.
Ao ouvir seu disco (CD) recém gravado chamado ''Butterfly'', voce percebe a beleza dos arranjos musicais e a dinâmica de seu trabalho. Com produção e arranjos dela com Barbara Muciollo, Carolina compõe as 12 canções do disco, onde canta, toca violão e guitarra. Sua banda é formada por Otávio Neto (piano & rhodes), Alex Mesquita (baixo), Adriel Santos (bateria & percussão), Daniel Dias (trumpete & flugelhorn), Cristiano Ferreira (guitarra e violão slide), Claúdio Moraes (sax tenor), Sérgio Coelho (trombone), Rogério Leitum (trompete), Marcelo Lemos (viola), Romildo Weingartner (violoncelo) , Luiz Gustavo Zago (rhodes) e ainda há violinos de Alexandre Brasolim, Paulo Torres, Francisco Freitas e Silvanira Bermudes.
Escutando o cd, observei os arranjos musicais  que são impecáveis e expressam de maneira primorosa o belo trabalho de Carolina e sua banda. ''Butterfly'' me parece uma linda trilha sonora, daquelas que poderiam servir para um momento de extremo intimismo num fim de tarde numa praia deserta,  tomando um drink ao lado de quem voce ama ou entre amigos.  Há um romantismo e uma atmosfera jazzistica muito bacana nas canções e ao mesmo tempo,  uma sonoridade folk-rock, muito chique em seu repertório. Carolina  Zingler é uma  linda borboleta que faz de suas asas um vôo de bom gosto e sofisticação para ouvidos apurados. Ela nasceu pra ser uma estrela internacional e está aqui pertinho de nós, batendo suas asas de maneira melodiosa.
Se voce quiser saber mais sobre ela visite o site www.carolinazingler.com, lá voce tem o endereço para adquirir o cd. Ou então visite  www.myspace.com/carolinazingler  e escute algumas músicas que estão postadas por lá.
As fotografias postadas  postadas aqui fazem parte do encarte do cd e são de Barbara Muciolo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário