Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

UMA EXPLOSÃO DE TALENTO CHAMADA PAULO VASILESCU



Paulo Vasilescu é um ator perfomático e gaúcho ( Porto Alegre-RS) que podemos chamar de  multímidia. Ele escolheu Florianópolis pra viver  e  engrandecer a cena artística da cidade com seu trabalho. Com um humor inconfundível, Paulo começou  a fazer teatro amador no inicio dos anos 80, entrando mais tarde para o curso  superior de Artes Cênicas (CEART-1995).
E de lá prá cá ele não parou mais, se profisionalizando cada vez mais  como ator.
Ele criou-se em Novo Hamburgo-RS e transitou seus trabalhos cênicos pela área metropolitana  de Porto Alegre e outras cidades, viveu por oito meses na Austrália, deu aulas de interpretação e língua inglesa e passou a sobreviver de suas experiências profissionais.
Talentoso e espirituoso  Paulo Vasilescu é o que poderíamos chamar de perfomático, pois ele além de ator é um ótimo  cantor, d'j  e promoter de festas, principalmente no mundo undreground da cidade. 
A primeira vez que o vi nos palcos se apresentando com uma banda  chamada ''Zuleika e os Confirmados'',  fiquei impressionado com seu carisma e sua atitude.Transitando com extrema versatilidade e despojamento, ele mistura androginia com um vozeirão e seus gestos em cena parecem traduzir um encantamento e nos deixa fascinados pela sua persona.
Ele criou um personagem que se chama ''Zuleika'' e através dela exterioriza aspectos da vida cotidiana de maneira irônica e crítica, sem perder é claro, um  aguçado humor.
Paulo tem o que sempre gosto de encontrar nas pessoas talentosas que é ''síntese'' e através deste olhar, voce percebe sua inteligência na criação de seu diálogo e do apelo gestual em palco.
Ele desenvolve uma dramaturgia extremamente bacana, moderna e  criativa, com um conteúdo de crônica do cotidiano e de tudo que ele observa.
Sua ''Zuleika'' é divertida, controversa, polêmica e com um humor ácido  e me lembra através de seu ''crossdressing'', aquela estética visual dos personagens  da  lendária peça ''rock horror show''(Reino Unido-1975), dirigida por Jim Sharman e Richard O'brien e que mais tarde se transformaria em um ''cult movie''.
Paulo deu a seu personagem ''Zuleika'' um universo próprio e uma linguagem tão criativa,  que as pessoas acabaram identificando-o pelo sua criação, como se ela estivesse na dimensão do mundo real. Isto mostra sua força como ator e sua propriedade e riqueza  dentro da dramaturgia. O que ele faz é algo fantástico, pois consegue impor sem limites a  sua veia artistica.
Segundo ele : '' Zuleika vive no nosso mundo e comenta os fatos diários, não é uma personagem presa a um texto, ou a uma encenação. Por isso mesmo eu penso que o processo de criação, desenvolvimento e sofisticação da personagem, se deu no dia a dia, nos trabalhos e desafios que eu impunha para ela, ora numa banda de rock, ora de volta aos palcos, sempre com textos próprios, mesclando música, humor e crítica, três grandezas norteadoras do trabalho.''  Sua Zuleika já esteve em Curitiba, Porto Alegre, Criciúma e Blumenau e sempre por onde passa, atrai uma platéia que se diverte com seu bom humor, ironia e crítica.
Hoje Paulo tem em sua apresentação mural no Facebook e no Twitter o pseudonimo de sua personagem.
Seu projetos criativos sempre são executados com muito vigor.  O projeto da banda'' Zuleika e os Confirmados'' foi sempre elogiado pelo público, assim como  o ''Paraíba Woman'', teatro de Revista escrito por  Emílio Pagotto, foi outro processo distinto de criação e que também chamou a atenção de sua perfomance no palco. Ele ainda atuou por um longo tempo em shows semanais no Blues Velvet - um pub que fica no centro da cidade - reunindo sempre um público diversificado e que ao mesmo tempo se tornou cativo em seus shows.
Paulo fez recentemente o espetáculo ''Não há nada como um Gauguin'' juntamente com o pianista Diogo de Haro, que chamou mais uma vez a atenção pela maestria de seu talento no palco.
Ele ainda criou algo divertido chamado ''La Conga'' – uma espécie de programa de auditório musical - e um projeto “live” de música eletrônica, com o produtor musical Ledgroove.
Quando voce ve Paulo atuando ou cantando, há uma energia descomunal sobrepujando o espaço cênico. Sua perfomance é transgressora de regras, sempre contagia e emociona- nos, como se alí daquele corpo em cena pudéssemos nos transportar por um encantamento.
Este ator é um luxo nesta terra, onde tão poucas pessoas conseguem se sobrepor ao sistema cultural e sobreviver de sua arte. 
Paulo Vasilescu  traça seu caminho com sofisticação e bom humor, mas com a simplicidade de uma alma que nasceu para brilhar.
Abaixo estão algumas fotos feitas no seu espetáculo ''Não há nada como um Gauguin'' e pelas imagens voce pode imaginar o que é este grande ator no palco.
Ele é  o que chamo de explosão de talento .
Voce pode ver um pouco mais de seu universo  em http://paulovasilescu.blogspot.com/












Nenhum comentário:

Postar um comentário