Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

GLASS BEACH - A natureza reiventando-se

GLASS BEACH ou Praia de vidro está  situada no MacKerricher State Park perto de Fort Bragg, Califórnia e me surpreendi com as imagens que encontrei na web.
Ela  é uma praia exclusiva no sentido ambiental, porque o tempo e as ondas marítimas  podem  ter corrigido um dos  grandes erros do homem diante da natureza.
No início de 1949, as pessoas na área ao redor  de Glass Beach  despejavam todos os tipos de lixo diretamente no oceano, incluindo carros antigos e todo tipo de lixo doméstico, o que naturalmente inclui lotes de vidro, principalmente garrafas que eram levadas pelas águas do mar ou criavam grandes entulhos alí no local.
Em 1967,  a empresa North Coast  do Conselho de Qualidade da Água percebeu que o homem tinha cometido um grande erro e foram iniciados os trabalhos para o despejo do lixo bem longe do oceano.
Trinta anos mais tarde, a mãe natureza tem recuperado esta praia.  Anos de ação das ondas batendo depositaram toneladas de vidro polido para a praia, como pequenas pedras brilhantes parecendo cristais.
Glass Beach  tem interessantes piscinas naturais para explorar onde caranguejos, moluscos, plantas aquáticas e espécies marinhas fazem suas casas nesses ambientes em constante mudança.
A natureza respondeu as intervenções criadas pelo homem. Veja as imagens postadas abaixo.









Um comentário: