Páginas

sábado, 26 de junho de 2010

Keith Haring- um artista de seu tempo


 Eu gosto  do artista americano  Keith Haring . Ele viveu em Nova York e sua arte tinha algo de transgressão e mexia com valores sociais e de comportamento. Ele foi um ativista no amplo sentido da palavra e não tinha escrúpulos para mostrar sua mensagem,  através da arte. Seu trabalho reflete a cultura nova-iorquina dos anos 80. Este artista foi  inovador e criativo. Seus desenhos se tornaram ícones de uma simbologia gráfica revolucionária em imagens de apelo. Nascido no estado da Pensilvânia,  em sua biografia diz que desde cedo, ele mostrou  interesse pelas artes plásticas. De 1976 até 1978 estudou design gráfico numa escola de arte em Pittsburgh. Antes de acabar o curso, mudou-se  para Nova Iorque, onde seria grandemente influenciado pelos graffitis, inscrevendo-se na School of Visual Arts. Fez diversas intervenções pelos metrôs e paredes de prédios e muros da cidade, sempre expressando algo inusitado em seu desenho. Homossexual assumido, o seu trabalho reflete também um conjunto de temas homo-eróticos. Na mesma década, participou  de diversas bienais e fez  intervenções artísticas por vários paises.  Deixou  inclusive registros de sua arte,  no muro de Berlim. Amigo pessoal da cantora Grace Jones, foi ele quem lhe pintou o corpo para o videoclip "I'm Not Perfect". Este clipe dá pra ver no Youtube. Na época as imagens foram bem revolucionárias e inspirou muita gente  ligada em moda. Seu trabalho é usado até hoje em design de produtos, que vão desde camisetas  até utensílios de casa.
Em 1988 abre uma loja (pop-shop) em Tóquio, que comercializa seus trabalhos. Na ocasião, afirma: "Em minha vida fiz muitas coisas, ganhei muito dinheiro e me diverti muito. Mas também vivi em Nova Iorque nos anos do ápice da promiscuidade sexual. Se eu não pegar AIDS, ninguém mais pegará."
Meses depois  ele declara em entrevista à revista Rolling Stone que tem o vírus HIV. Logo  em seguida, cria a Keith Haring Foundation, em favor das crianças vítimas da AIDS.
Em 1989, perto da igreja de Sant'Antonio Abate, em Pisa na Itália, executa a sua última obra pública - o grande mural intitulado Tuttomondo, dedicado à paz universal.
Ele morreu em 1990, aos 31 anos de idade, vitíma de AIDS, tendo sido um ativista contra a doença, porém deixou em sua obra valores contemporâneos que expressam a sua sensibilidade até os dias de hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário