Páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Os desenhos do cineasta Federico Fellini

Andei vendo uns desenhos bem interessantes do cineasta italiano Federico  Fellini. Ele  quando criança, adorava desenhar e pensava em ser um desenhista profissional.
Com um determinado talento ele esboçava várias imagens e que chamavam a atenção .
Mais tarde sua vocação acabou sendo transferida para o cinema, onde ele realizou várias produções cinematográficas conhecidas.
Embora o cinema lhe tomasse  o tempo de sua vida profisional, ele continuou a esboçar desenhos primorosos por um longo tempo.
Fellini era um  desenhista compulsivo. Desenhava, cena-a-cena seus filmes, antes de levá-las ao set de filmagem. Também tinha o hábito de registrar em desenho e notas, seus sonhos, em cadernos que sobreviveriam ao cineasta, morto em 1993.
Hoje eles estão sob a guarda da Fondazzione Fellini, em Bimini (Bahamas).
No  ano  de 2010,  os desenhos foram expostos ao público. A exposição, que levou o título de Circo Fellini percorreu cidades da Itália e de outros países europeus.
Através do pedido de  seu analista, Fellini desenhou por mais de vinte e cinco anos seus sonhos. E reproduziu de 1960 á 1990 lindos esboços  representivos de seu universo.
Foram feitos mais de 400 desenhos que mais tarde (2007), foram reunidos em dois livros raríssimos que mostram toda a versatilidade de seu talento.
As imagens são encatadoras e estão em  ''O Livro dos Sonhos" e "Oniricon", que são  atualmente obra de colecionadores, pois são edições muito raras de se encontrar.
Atualmente a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood que premia a cinematografia através do Oscar,  mantém em seu site uma página com muitos desses desenhos.
Andei dando uma olhada lá  e resolvi postar por aqui sobre este assunto.










               http://www.oscars.org/events-exhibitions/exhibitions/2009/bookofdreams.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário