Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A ARTE SILENCIOSA DE BRUNO BARBI


Bruno Barbi é um arquiteto, músico e artista que nasceu em Toulose (França) mas vive em Florianópolis.  Foi através da web que  encontrei  seus desenhos e me surpreendi pelo minimalismo de  seu traço. Bruno atualmente trabalha em um atelier em Santo Antonio de Lisboa, no norte da Ilha de Florianópolis, onde tem se dedicado a pintura e prepara um material que deve ser mostrado ano que vem em uma exposição.
O desenho de Bruno  é bacana pois a  proporção ilustrativa da imagem que ele cria, diretamente dialoga com o espaço através  do suporte do papel. Há uma sutil descoberta em suas figuras que invadem nosso olhar e torna o trabalho  dele muito orginal  e genuíno.
Talvez por  sua  formação de arquiteto, Bruno realiza silenciosamente  algo que chamaríamos na arte  de síntese do traço, pois sua linha no desenho parece resolvida intimamente  na proporção de suas figuras.
Há uma leveza em seu desenho tanto pela simplicidade da forma, como pela maneira contínua que ele soluciona a figuração.
Bruno desde criança quando morava na França já gostava de desenhar, pórem seu trabalho artístico ficou direcionado profissionalmente  a arquitetura e  a construção de sua  arte,  foi sendo desenvolvida como um exercício silencioso.
Seus desenhos  apresentam beleza e   simplicidade revelando uma imagem que parece surgir graficamente como uma ilustração moderna interagindo no espaço da comunicação. Sua  linguagem poderia ser de publicidade, de um editorial de moda ou comportamento, de animação ou  mesmo de HQ.
Seu trabalho artístico  mostra genuinamente as possibilidades do desenho, pois ele concretiza o rebuscamento da forma e  do traço  de maneira sensível.
Eu sempre acredito nas possibilidades da arte mostrar que ''menos é mais'' e Bruno Barbi sutilmente traduz isso de maneira genial  e consolida-se como uma grande revelação e talento.














Um comentário:

  1. o bruno é um grande artista! e uma pessoa maravilhosa... e não é pq eu to ali no acervo dele, bem linda e roxa! é pq ele é fodão mesmo!

    ResponderExcluir