Páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A Stencil Art no mundo

A Stencil Art é uma derivação da arte do grafitti. Voce já deve ter visto ela por vários lugares em grandes cidades,  como em muros e paredes. As vezes caminhando e olhando a paisagem, sempre vemos um desenho inusitado colocado estratégicamente em algum lugar. Em algumas ocasiões de forma mais sofisticada, em outras de forma bem simples e quase imperceptível.
A técnica do Stencil Art foi desenvolvida nos anos 30, pelos artistas da Ècole de Paris. Ela consiste num  procedimento de impressão que já era  utilizado por  grandes pintores, desde a época do renascimento. Esta técnica é simples, através de um recorte de desenho, voce passa tinta  spray ou em rolo sobre  a imagem e ela ficará marcada em uma superfície ou parede.
Nos anos  70 a  técnica foi adaptada para as artes plásticas contemporâneas e vários artistas a usam até hoje. Seja  na abstração ou no desenho figurativo, ela está inserida  no trabalho de grandes pintores da atualidade. 
Stencil Art pode ser aplicada em telas ou superfícies planas, mas sua expressão maior está ligada ao grafitti. A aplicação em paredes urbanas  podem sugerir um olhar bem humorado, irônico ou como crítica ao sistema social e economico em que vivemos. Como mensagem  a Stencil Art sintetiza sempre um pensamento ou um questionamento, ou expressa um olhar atento ao local onde está aplicada.  Ela pode ser considerada uma  arte que não se dobra a qualquer conformismo e está sempre transgredindo como imagem comunicativa. Como linguagem, há sempre um conteúdo de liberdade e comunicação direta como expressão artística.
Atualmente existem artistas da Stencil Art  como grafiteiros  que estão reproduzindo seus desenhos  em  materiais como painéis recortados, ou aplicando-os de diversas maneiras em telas, cartazes, projetos de design de interior  ou  mesmo  utilizando-a  como impressão em tecidos e objetos.





Um comentário: