Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

REDESCOBRINDO A COR PELO OLHAR DE FERNANDO ALBALUSTRO

Fernando Albalustro que vive em Florianópolis é um artista plástico de uma geração que transita por experiências de constante pesquisa.  Ao me deparar com sua obra, confesso que tive a sensação de magnetismo e  fiquei alguns minutos exercitando meu olhar sobre a compreensão,   a construção e a representação de pequenos recortes colados, que se ajustavam simétricamente formando espaços cromáticos. A sensação de observar  seu trabalho , efetiva  uma sensação de surpresa.
A arte de Fernando Albalustro tem um frescor que há muito tempo não via  nas artes da cidade. Seu trabalho tem  algo que nos atrae, tanto pela maneira pictórica na construção da cor, como pelo exercício minucioso de seu trabalho de colagem, que parecem traduzir sua emoção e seu olhar atento ao conceito de sua arte.
Fernando tem formação acadêmica em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-Florianópolis), com especialização em Artes Visuais.
Sua trajetória artística reúne sua experiência e sua pesquisa em diversos segmentos da história da arte, na produção de textos e em exposições individuais e coletivas. Sua linguagem  também está dimensionada em arte mural, pintura, fotografia e collage.
Fernando Albalustro expressa em seu trabalho atual uma pesquisa sobre a cor e  que ele denominou  de ''Corllages''. 
São fragmentos ou recortes de impressões gráficas que ele coleta  e guarda, separando-os por matizes de cor,  para depois transferí-los sobre um novo suporte, dando uma abrangência lúdica e pictórica.
Com determinação ele efetua um  processo de recortar  e agrupar determinados elementos, criando  um painel  colorido  e instigante  de elemtentos gráficos ou símbolos que se camuflamam.
A medida que voce se aproxima da imagem de seu trabalho, consegue perceber a figura recortada como elemento  único e dimensional. Porém ao se afastar da imagem, podemos evidenciar uma  sensação da cor enriquecendo um espaço pictórico, criando uma nova dimensão da cor complementar. Seu trabalho tem uma dimensão racional  envolvente, pois ele  executa minuciosamente  um processo de ação e reação no campo visual , valendo-se de uma investigação sobre a cor.
O que é bacana na arte de Fernando Albalustro é seu processo investigativo, que resulta em algo genuíno, onde há o exercício de um olhar  afetivo, atento e extremamente criativo.
Sua arte parece traduzir um sentimento de memória, cria novos campos visuais  ao pensamento artístico e  nos emociona pela dimensão humana e racional de seu exercício com a imagem.
Fernando Albalustro efetua  através de sua obra , algo singular com  uma certa sofisticação e ele  é um dos artistas  que fazem parte da   Exposição ''OITO MOVIMENTOS'', que ocorrerá na Galeria Luciano Martins na cidade ,  no dia 09 de junho, juntamente  com  artistas de Buenos Aires e de Florianópolis. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário