Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A obra ''SOUNDSUITS'' do artista e ex-bailarino Nick Cave

Nick Cave é um artista  americano e ex bailarino que tem um trabalho fabuloso. Ele é também   professor do Departamento de moda da School of the Art Institute of Chicago-USA.
Quando conheci o trabalho dele fiquei impressionado com o resultado de sua técnica, pois ele constrói arte através da moda. Seus trabalhos são altamente inspiradores e chamam atenção pelas cores e formas.
Ele desenvolve um mix entre moda e dança contemporânea, construindo algo escultural, onde usa técnicas de patchwork, bordado, moulage, crochê e alta costura com materiais mundanos comuns, como canudinhos de refrigerantes, balões, botões, gravetos, clipes, copos plásticos e uma infinidade de outras coisas denominando em ''soundsuits'' ou roupas sonoras.
É tão genial o que ele faz que seu trabalho é apresentado em Museus de Arte e usados em perfomances inusitadas em Galerias de Arte e apresentações  na rua.
O trabalho dele evidencia cada vez mais como moda e arte estão engajados.
Nick Cave utiliza também seu material em performances com crianças e adolescentes em comunidades carentes nos Estados Unidos e com estudantes, onde eles mesmos fazem as peças e as vestem, transformando o meio em que vivem e descobrindo novos sons.
Esta abordagem de uma arte engajada é algo fascinante.
Dá uma olhada nos posts e veja que maravilha as formas que ele cria com simplicidade e rebuscamento de detalhes fantasiosos. As roupas ''soundsuits'' quando vestidas, viram esculturas dançantes e efetuando movimentos, elas emitem barulhos e sons inusitados como um ritmo africano e carnavalesco.
Olhando o trabalho de Nick Cave, lembramos imediatamente do trabalho do perfomático australiano que se radicalizou em Londres, chamado Leigh Bowery, o qual o blog ja publicou.










Nenhum comentário:

Postar um comentário