Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tony Oursler e suas instalações de Vídeo-Arte

Tony Oursler é um artista multímida  americano (1957- Nova Iorque)  que é apaixonate. Ele tem formação acadêmica  no Instituto de Arte da Califórnia, de onde sairam diversos  artistas de sua geração, entre eles Jonathan Borofsky, John Baldessari, Judy Pfaff e a conhecidíssima Laurie Anderson.
O trabalho de Tony Oursler sugere alguns traços interpretativos com ligações literárias, a formação católica e  a influência da televisão, em especial  a MTV.
Tony Oursler é especialista em animar objetos não-vivos com o uso de projetores.
Ele é considerado juntamente com Bill Viola, Bruce Nauman, Gary Hill e outros, como um dos mais destacados criadores de vídeo instalação.
Sua técnica é inovadora, onde o espectador pode ver a sua frente projeções  de flores animadas, olhos gigantes e ou fantoches, com aúdios de gritos, xingamentos e brigas. Há muitas vezes o uso irônico de expressões groseiras.
Tony Ousler acentua um foco sobre a imagem, dando-nos a sensação de estarmos direcionados num ''zoom'' sobre o objeto observado.
Tive o prazer de ver o trabalho dele em Los Angeles e na Bienal de 1998 em São Paulo e achei instigante e original. Há algo de teatro em suas instalações que é muito bacana.
Tony Oursler faz contrastes inesperados onde pode-se ver projeções de cabeças falantes em corpos de bonecos, ou expresssões fragmentadas de rostos com uma inesperada projeção dramática , que emitem palavras e expressam um espírito de emoção narrativa.
Tony Oursler tem uma trajetória brilhante  com exposições e acervos no mundo inteiro em museus e galerias.
Abaixo estã postados um vídeo-istalação e imagens referencias de seu trabalho.
Se voce quiser ver mais acesse http://www.tonyoursler.com/


Tony Oursler from monzterrr on Vimeo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário