Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CULTURA URBANA- CUBO MÁGICO




Quem nunca brincou  com um cubo mágico e tentou resolver a simetria dele,  colocando todas as cores nos devidos lugares? O engraçado é que a maioria das pessoas inclusive eu, já mecheram em um cubo mágico quando crianças ou adultos, tentando resolver os encaixes coloridos do  cubo mágico.
Diversos estudos foram e vem sendo feitos em cima do cubo mágico, na maioria das vezes por matemáticos. O objetivo é um só, conseguir solucionar o cubo mágico no menor número de movimentos possíveis.
Em 2010,  uma equipe de pesquisadores formada por Morley Davidson, John Dethridge, Herbert Kociemba e Tomas Rokicki, conseguiram chegar ao menor número de movimentos. E de acordo com a equipe, 20 movimentos são o suficiente para solucionar o cubo mágico.
Pode até parecer loucura, mas esse não foi o primeiro estudo em cima do cubo mágico. Antes dessa equipe de pesquisadores, outras pessoas já se empenharam em desenvolver teorias e fórmulas para obter o menor número de movimentos possíveis.
O primeiro matemático a estudar o cubo e criar uma fórmula para solucionar o enigma foi o Morwen Thistlethwaite, em1981 e  ele chegou a conclusão de que 52 movimentos eram o suficientes para resolver o cubo.
Onze anos mais tarde, em 1992 o holandês Hans Kloosterman conseguiu diminuir a quantidade de movimentos para 42.
Em 2008 os americanos Tomas Rokicki e John Welborn conseguiriam diminuir ainda mais o número de movimentos, chegando a conclusão de que 22 movimentos eram o suficientes para resolver o cubo.
Dois anos depois (2010), chegamos a equipe de pesquisadores que chegaram a conclusão de 20 movimentos.
Todo esse estudo pode ser acompanhado através do site Cube 20 ( http://www.cube20.org/).  onde você ainda pode tentar solucionar um cubo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário