Andei vendo uns desenhos bem interessantes do cineasta italiano Federico Fellini. Ele quando criança, adorava desenhar e pensava em ser um desenhista profissional.
Com um determinado talento ele esboçava várias imagens e que chamavam a atenção .
Mais tarde sua vocação acabou sendo transferida para o cinema, onde ele realizou várias produções cinematográficas conhecidas.
Embora o cinema lhe tomasse o tempo de sua vida profisional, ele continuou a esboçar desenhos primorosos por um longo tempo.
Fellini era um desenhista compulsivo. Desenhava, cena-a-cena seus filmes, antes de levá-las ao set de filmagem. Também tinha o hábito de registrar em desenho e notas, seus sonhos, em cadernos que sobreviveriam ao cineasta, morto em 1993.
Hoje eles estão sob a guarda da Fondazzione Fellini, em Bimini (Bahamas).
No ano de 2010, os desenhos foram expostos ao público. A exposição, que levou o título de Circo Fellini percorreu cidades da Itália e de outros países europeus.
Através do pedido de seu analista, Fellini desenhou por mais de vinte e cinco anos seus sonhos. E reproduziu de 1960 á 1990 lindos esboços representivos de seu universo.
Foram feitos mais de 400 desenhos que mais tarde (2007), foram reunidos em dois livros raríssimos que mostram toda a versatilidade de seu talento.
As imagens são encatadoras e estão em ''O Livro dos Sonhos" e "Oniricon", que são atualmente obra de colecionadores, pois são edições muito raras de se encontrar.
Atualmente a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood que premia a cinematografia através do Oscar, mantém em seu site uma página com muitos desses desenhos.
Andei dando uma olhada lá e resolvi postar por aqui sobre este assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário