Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O lado ''vintage'' como referência na arte da comunicação

Atualmente vejo muitas pessoas que cultuam imagens antigas e há muitos artistas que usam  desenhos gráficos e imagens como referência em seus trabalhos artísticos ou em publicidade. 
O blog já falou sobre ''reciclagem cultural'' e a abordagem muitas vezes, se encontra em muitas composições  gráficas de artistas das artes visuais, principalmente na publicidade e  na aplicação em  design e impressão de produtos. 
A apropriação gráfica na arte da comunicação visual é cada vez mais acentuada por linguagens que podem nos indicar os anos passados, como uma revisitação  e repaginação saudosista.
Imagens antigas estão cada vez mais fragmentadas e  inseridas no campo das artes visuais, elaboradas por muitos artistas desta nova geração em diversos lugares do mundo. Basta voce visitar o site Fickr  e se deleitar numa consulta sem fim. 
Eu particularmente  acho muito bacana se apropriar do passado, como consulta e referenciar algo na criação de um trabalho artístico.  Há muitos profissionais da comunicação que  colecionam  e possuem diversos  arquivos sobre o lado ''vintage '' da comunicação na arte.
Abaixo resolvi colocar alguns anúncios  e imagens publicitárias , que traduzem essa atmosfera nostálgica dos anos 50. De uma olhada e divirta-se.

    (Modelos  posam para a publicidade de Christian Dior, 1959. Fotografia de  Howard Sochurek)










Nenhum comentário:

Postar um comentário