Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

A PINTURA MURAL NA OBRA DE DANIEL BARCELLOS ELLWANGER - TRANSITANDO IMAGENS PELA CIDADE

Há muito tempo observo alguns desenhos de rostos femininos espalhados por muros e paredes de alguns lugares da cidade. A primeira impressão eles me chamaram a atenção não pela técnica empregada, mas sim pelos marcantes traços delineadamente contornados fortemente com cores vibrantes.   
Estas pinturas me instigaram a querer compreender melhor o universo daquelas interferências murais, pois percebi que haviam mensagens abordadas por trás daquelas imagens. E elas suscitavam serem melhor compreendidas, pois estavam sempre inseridas com palavras ou frases colocadas estratégicamente.
Observando comecei a sintonizar o desenho produzido, como uma gravação com tons psicodélicos e  traços marcados por  densas pinceladas.
Bem, descobri que estas pinturas eram do jovem artista Daniel Barcellos Ellwanger que mora aqui na cidade e aos poucos, fui decifrando melhor a analogia das imagens, o que me levou a uma compreensão mais profunda da arte mural efetuada por este jovem artista.
Daniel tem algo muito peculiar e genuíno na maneira que concretiza suas imagens. Ele faz com que voce se atente a uma mensagem e logo em seguida,  há o tom generoso  de seu desenho em falar de ''amor'' e sentimentos sublimes.
Ao mesmo tempo que voce percebe que seu desenho encontra formas brutas através de linhas, texturas e cores,  há por trás da imagem criada, um discurso fragmentado de uma energia positiva. Ele exercita algo profundamente  sentimental  e humano, em consonância com o estético.
E  é justamente isto, que torna  o seu trabalho interessante. Daniel está tentando ampliar sua paixão pela vida e deixando seus registros emocionais a medida que cria seus desenhos e pinturas.
Confesso que a primeira impressão,  sua obra me causou uma estranheza estética, porém a medida que consegui  avaliar e entrar no diálogo afetivo de sua imagem, pude perceber a grandeza de seu trabalho.
E isto na arte, é o que podemos chamar de ''intenção libertadora'', quando os meios justificam todo o contexto da imagem criada, com sutiliezas e um pensamento evolutivo.
É muito legal perceber que um jovem artista, tem a vibração de exercitar de maneira criativa uma mensagem com códigos humanos que falam de amor e de paz. Pode até parecer piegas e inocente,  diante do panorama da  arte contemporânea,  um artista tão jovem estar assimilando um discurso tão usual. Mas é justamente aqui o lado fascinante de sua obra,  tão pequena ainda em função de sua jovialidade.
Daniel está em constante experimentação e faz sua arte transitar por diversos lugares na cidade.
Ele tem trocado experiências  e feito trabalhos com outros artistas de sua geração  e acredito que  tem a capacidade de voar muito mais longe, pelo seu talento e pela sua criatividade emocional, tão transparente em seu trabalho. Afinal, a arte na cidade precisa de gente nova sempre pra dizer e alertar que o mundo ainda precisa de ''amor'', como o diálogo de Daniel Barcelos Ellwanger.








Um comentário: