O mundo da alta tecnologia japonesa cria coisas incríveis e também muita parafernália eletrônica de mau gosto. A idéia de fazer robô é legal, mas caracterizá-lo como forma humana pode parecer ridículo ainda, apesar do desenvolvimento cibernético estar em crescimento constante, inclusive com tecnologias voltadas ao latéx e o desenvolvimento de diversos materiais que poderiam até simular a textura da pele humana.
Encontrei na web nesta semana algo sobre teconologia japonesa e resolvi postar no blog, afinal cultura urbana sempre tem coisas para classificar, ordenar, falar e pensar. Bem, claro que também dei boas risadas ao ver este material que está aqui publicado.
Seja pela curiosidade ou pela maneira como este universo está em crescimento, cada vez mais estudiosos e pesquisadores aprimoram recursos cibernéticos que poderão servir de alguma maneira a humanidade. Mas a maneira como foi apresentado um modelo de robô no Japão, me pareceu conceitualmente kitsch, tosco e surreal.
Os visitantes da Expo Conteúdo Digital, realizadada em Tokyo na semana passada, foram surpreendidos e assistiram uma dança coreografada com um robô feminino chamado AIST (HRP-4C). Junto com a peça cibernética se apresentaram quatro bailarinas (seres humanos), como se fossem ''gogo'dancers''. Na apresentação elas estão vestidas com o mesmo figurino, sendo que a atração é o robô que canta e gesticula uma engraçada coreografia . As imagens lembram um programa de auditório com uma estética que lembra os anos 60 (veja vídeo).
O espetáculo chamado de "Dança do Robô LIVE! - HRP-4C Cybernetic Humanos", é um projeto realizado por um ano de pesquisa, para conectar ações em um sistema e coreografar o robô. Os movimentos foram sincronizados por um software e a coreografia foi executada pelo renomado dançarino e coreógrafo chamado SAM, membro do Grupo de Música Popular -TRF, que já trabalhou com vários artistas conhecidos no Japão. O sistema de manipulação do Robô acionou o lábio que sincroniza uma música programada- Vocaloid-"Yo no Deatta Koro ni '', cantada por Kaori Mochida, uma cantora pop japonesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário