Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

As instalações de Jean Shin que refletem a vida como uma questão coletiva


Jean Shin é uma artista fantástica e gosto como ela se  arrisca  em novos  conceitos na arte que produz.  Ela é de Seul ( Coreia do SUL), tem formação em pintura e escultura e é graduada pelo Pratt Institute- Brooklyn (New York) onde  vive e trabalha.
Jean Shin é reconhecida internacionalmente por suas instalações monumentais,  que transformam objetos do cotidiano em expressões da  identidade de consumo. Ela reúne vários objetos, como frascos de comprimidos prescritos, troféus desportivos, camisas e  outros, tranformando-os através da forma e  de seu olhar interpretativo. Todo o  material que é fruto de seu trabalho, é  fornecido através de doações de indíviduos de uma mesma comunidade ou bairro de Nova York.
Os objetos, são submetidos ao processo de construção de  um desenho e estarão expostos de maneira lúdica. Jean Shin  cria conceitualmente  esculturas, vídeos e instalações com este material. 
Seu processo de coleta é  meticuloso e intenso, mostrando o senso comum das pessoas que fornecem o objeto.
As instalações de Shin refletem a vida pessoal dos indivíduos  e tem um olhar sobre as questões coletivas que enfrentamos em nossa sociedade, dentro de um mesmo espaço geográfico. O que achei bacana  é a introdução que ela faz em  nosso pensamento, sobre a questão da apropriação do consumo e do território. Há nas entrelinhas de seu trabalho  o ''senso comum'', onde todos permeam coisas iguais dentro de um coletivo. Entre outras palavras, ela parece reafirmar que as pessoas são muito iguais e parecidas, quanto a coletividade e o comportamento de consumo.
A forma de seu objeto  insinua um novo olhar e ela o faz de maneira muito inteligente e genial.
Seu trabalho tem sido exposto  em grandes museus dos Estados Unidos em exposições individuais e coletivas, como  Smithsonian American Art Museum (Washington),  Museu da Filadélfia, Museu de Arte Moderna de Nova York, Museu de Belas Artes (Huston), Museu Fine Arts (Boston) e  outros.
Sua obra tem circulado também por grandes galerias  e em várias publicações especializadas sobre arte, arquitetura e design.
Veja mais em www.jeanshin.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário